23/03/2020

Pandemia do coronavíris faz IBGE adiar Censo 2020

Com a pandemia de coronavírus, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) adiou para 2021 a realização do Censo Demográfico. A coleta de dados do levantamento censitário em todos os lares brasileiros, que começaria no dia 1º de agosto deste ano, agora terá início em 1º de agosto de 2021, com duração de três meses.

Desta forma, o órgão cancelou o processo seletivo já aberto para a contratação de mais de 200 mil trabalhadores temporários. As provas aconteceriam nos dias 17 e 24 de maio, para as vagas de recenseadores e supervisores. Quem já pagou a taxa de inscrição será reembolsado, conforme orientações que serão publicadas.

"A decisão leva em consideração a natureza de coleta da pesquisa, domiciliar e predominantemente presencial, com estimativa de visitas de mais de 180 mil recenseadores a cerca de 71 milhões de domicílios em todo o território nacional", argumentou o IBGE, em nota oficial.

O IBGE estabeleceu formalmente com o Ministério da Saúde o compromisso de realocar o orçamento de R$ 2,3 bilhões do Censo 2020 para a pasta, para que os recursos sejam aplicados em ações de enfrentamento ao coronavírus. "Em contrapartida, no próximo ano, o Ministério da Saúde realocará orçamento no mesmo montante com vistas a assegurar a realização do Censo pelo IBGE", informou o instituto.

Por Alderi Dantas, 23/03/2020 às 05:33

0 Comentários:

Postar um comentário