29/05/2019

Notre-Dame corre risco de desabar por completo, dizem engenheiros

Por Luan Galani, gazetadopovo.com.br

"A Catedral de Notre-Dame, em Paris, corre risco real de desabar por completo. O alerta vem de quatro engenheiros da Universidade de Versalhes, da École des Ponts ParisTech e do Laboratório Navier, que conduziram um estudo independente após o incêndio de 15 de abril." 

"Liderados pelo engenheiro civil italiano Paolo Vannucci, da Universidade de Versalhes, o grupo de pesquisadores conclui que o fogo reduziu em 60% a força da estrutura. “Segundos nossos cálculos, um vento de 90 km/h já poderia fazer a catedral desabar, em contrapartida dos 222 km/h que era o limite antes do fogo”, escrevem. “A resistência pode ser ainda menor, devido à degradação do material e da presença das janelas e vitrais, que adicionam peso extra.”

Segundo o sistema on-line ‘meteoblue’, que mantém um registro das rajadas de vento em Paris, a média da cidade é de 19 km/h. Porém, algumas vezes por ano, principalmente em dezembro, janeiro, fevereiro e março, o vento chega a 61 km/h, o que representa um perigo mais consistente à construção da catedral."

"O trabalho foi divulgado fora do meio acadêmico dia 21 de maio no periódico ‘The Art Newspaper’ pelo respeitadíssimo arquiteto italiano Francesco Bandarin, que por anos foi da diretoria da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e professor na Universidade de Veneza.

A intenção dos pesquisadores é que o alerta ajude os responsáveis na tomada de decisão para reforçar as estruturas que sobraram da catedral, já que o desenho gótico se apoia especialmente nas colunas, no exoesqueleto de arcos, e não nas paredes."

Postado em 29/05/2019 às 21:26 

0 Comentários:

Postar um comentário