03/10/2018

Educação, Saúde e Segurança Pública são as principais competências do governador

No próximo domingo, 7, os brasileiros vão escolher os governadores das 27 unidades da federação. E em meio a tantas promessas, é bom saber o que um gestor estadual pode e não pode fazer.

O governador administra o estado e representa em ações jurídicas, políticas e administrativas.

Para temas locais, ele atua com auxílio da Assembleia Legislativa. Sobre assuntos de alcance nacional, age em conjunto com deputados federais e senadores do estado.

No caso do Distrito Federal, o governador também exerce funções que cabem a prefeitos, porque o DF tem características de estado e município.

Uma das principais competências do gestor estadual é a rede de ensino, o sistema de saúde e a segurança pública, como a administração dos presídios e o controle das polícias civil e militar. Mas, em muitos casos, é preciso também apoio do governo federal, seja na definição de políticas públicas ou de financiamento.

Essas três áreas (Educação, Saúde e Segurança Pública) são classificadas como os principais parâmetros de equilíbrio nas sociedades desenvolvida.

Além disso, o gestor estadual deve trabalhar em sintonia com os prefeitos, mesmo com diferenças partidárias. Isso porque o trabalho harmônico de governador e gestor municipal deve zelar pelo bem da população.

Por Alderi Dantas, 03/10/2018 às  20:30

0 Comentários:

Postar um comentário