26/09/2018

Livro mostra hegemonia das famílias Alves e Maia no RN

Quem são essas famílias? O que fazem para se manter no poder há mais de sete décadas? Como “chegaram lá”? O que acontece com os que exercem o poder sem sobrenome “ALVES” ou “MAIA”? Questões como essas encontram-se dissecadas no livro “Família e Política no RN: Alves, Maia e o suporte do Senado”, lançado nesta quarta-feira, 26, pelo cientista político Robson Carvalho. A publicação é fruto da dissertação de mestrado em Ciências Políticas, concluído pelo autor no mês de agosto.

“Esse livro é minha dissertação de mestrado como defendida e aprovada com recomendação de publicação pela banca da pós-graduação de Ciências Sociais (UFRN). Foram dois anos de pesquisas, mais de 60 livros, artigos científicos, teses e dissertações sobre toda a história do plano teórico e do plano prático do Rio Grande do Norte”, explicou Robson.

Segundo Robson, a alternância no Poder por tanto tempo entre os representantes das duas oligarquias jamais ocorreu em outro momento da história política do RN. “Nesse livro eu fui até o período da colônia para tentar descobrir se em algum momento da história política, da dinâmica política do Rio Grande do Norte, algum grupo familiar político, mesmo não sendo familiar, que tivesse permanecido no poder durante tanto tempo. E descobri que não”, conclui o jornalista.

O lançamento do livro fez parte da programação do Setembro Cidadão, mês da cidadania promovido pelo Programa Brasileiro de Educação Cidadã (PROBEC), idealizado e dirigido pelo juiz Jarbas Bezerra e pela advogada Lígia Limeira, que visa despertar o país para a educação cidadã.

Por Alderi Dantas, 26/09/2018 às 20:25

0 Comentários:

Postar um comentário