13/07/2018

Governo Robinson frusta mais uma vez Fórum de Servidores com indefinições no pagamento do décimo e salários

A audiência do Fórum de Servidores com o governo do Estado do RN ocorrida nesta quinta-feira, 12, trouxe apenas mais angústia para a categoria.

O governo representado pela secretária do Gabinete Civil, Tatiane Mendes Cunha e o secretário de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira, fez uma apresentação de uma série de números e dados técnicos constatando a evolução da receita no primeiro semestre deste ano numa comparação com o último de 2017. Porém, mesmo diante deste fato o governo continuou sem apresentar um calendário de pagamento do funcionalismo público e, consequentemente, cumprir sua obrigação básica.

“A verdade é que a audiência foi frustrante, por que a única coisa que o governo apresenta é a perspectiva de pagar, lá para o dia 6 ou 7 o mês de julho para todo o funcionalismo. Mas para nós o "botar em dia" é pagar o 13º e pagar os salários no último dia útil de cada mês,” disse o coordenador geral do Sinte/RN, Rômulo Arnaud, que complementa, “estamos sem muita perspectiva. A nossa única saída é mobilizar a categoria e tencionar o governo.”

Em relação ao pagamento do décimo terceiro, o secretário de Planejamento disse que está trabalhando para até setembro pagar o 13º salário de 2017 para quem ganha entre 3 e 4 mil reais, mas não quis se comprometer em apresentar uma data. Já no tocante ao décimo terceiro de 2018 o governo disse que não tem perspectivas de antecipação para as categorias que ainda não receberam e que vai depender da receita para ver se vai pagar nesse ano ou no próximo.

O blog destaca que o governo do RN já fez praticamente um "limpa geral" nas reservas do FUNFIR (Fundo Financeiro do Estado), usando mais de 70% da sua receita no pagamento da folha, com isso aumentou o rombo nas contas públicas e agravou a sua situação fiscal.


Por Alderi Dantas, 13/07/2018 às 05:56

0 Comentários:

Postar um comentário