11/01/2016

Mulheres denunciam casos próprios de violência na redação do Enem

O Ministério da Educação (MEC) informou nesta segunda-feira (11) que mulheres aproveitaram a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para denunciar casos de agressão. De acordo com o ministério, pelo menos 55 mulheres denunciaram atos de violência que elas mesmas sofreram ou que presenciaram.

O tema da redação de 2015 foi “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”.

"Como se trata de uma redação, não sabemos se necessariamente é um depoimento, mas tudo indica que sim. Tudo indica que ela descreve uma situação que viveu. Mas, a única que pode procurar ajuda ou mesmo divulgar a redação é a própria mulher", afirmou o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.

No entanto, o MEC já acionou o Ministério Público Federal e a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) e reforçará a divulgação dos meios que elas podem usar para obter assistência. Um deles é o telefone 180, da Secretaria de Políticas para as Mulheres.

O ministro ainda frisou: "O tema é muito importante para o Brasil. Não só os participantes, mas outras pessoas refletiram sobre o tema. É uma oportunidade de reforçar as ações contra a violência e de proteção para mulheres que estão acuadas dentro de casa".

Por Alderi Dantas, 11/01/2016 às 21:06

0 Comentários:

Postar um comentário