06/11/2015

Papa diz que é triste ver padres e bispos apegados ao dinheiro

O papa Francisco disse, nesta sexta-feira (6), que é "triste" quando bispos e padres estão "apegados ao dinheiro" para avançarem na carreira. Esse foi o primeiro comentário público do Papa após o lançamento de dois livros de jornalistas italianos que vazaram documentos e conversas sobre cardeais envolvidos em excessos de despesas e na resistência a reformas administrativas e das finanças da Igreja.

O papa fez suas observações durante a homilia da missa desta sexta, aparentemente inspirado nas revelações detalhadas dos dois livros, lançados na quinta. "Até na igreja há esse tipo de pessoa, que, ao invés de estar servindo, pensando nos outros, está usando a igreja. Eles são carreiristas, que são apegados ao dinheiro", disse.

Demonstrando tristeza, o papa chegou a perguntar: "Quantos padres e bispos nós estamos vendo que são assim? É triste dizer isso, não?". Em suas orações, o papa Francisco ainda pediu que a igreja fique "salva das tentações".

Três dias antes da publicação dos livros, o Vaticano anunciou que, diante das investigações sobre o vazamento de informações, um padre espanhol e uma jornalista italiana haviam sido presos. Eles faziam parte de uma comissão de reforma financeira criada pelo papa. O padre está preso no Vaticano e a mulher foi solta após ser interrogada.

Por Alderi Dantas, 6/11/2015 às 19:46

0 Comentários:

Postar um comentário