09/10/2015

RN tem 80 cidades em rodízio d’água; Assu está na lista

Em uma semana, o número de cidades em rodízio de abastecimento de água no Rio Grande do Norte praticamente dobrou. Até sexta-feira passada, eram 42 as cidades com datas e horários estabelecidos para o recebimento de água nas torneiras. Nesta sexta-feira (9), são 80 municípios com o abastecimento reduzido em decorrência da seca que deverá se estender por 2016. O rodízio atinge, conforme anunciado nesta quinta-feira (8) em coletiva de imprensa pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e Instituto de Gestão de Águas (Igarn), 48% do Estado potiguar, formado por 167 cidades. Se for levado em consideração as cidades abastecidas diretamente pela Caern – 153 – o percentual é maior: 52%.

Uma decisão conjunta do Governo do Estado com a Agência Nacional de Águas (ANA) deverá regulamentar a redução da vazão da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves para quatro metros cúbicos por segundo a partir de uma resolução prevista para ser publicada no próximo dia 15, com prioridade para o consumo humano. Sem possibilidade de extrair do lençol freático grandes volumes de água possíveis de uso pela população, a saída encontrada pelo Igarn foi reduzir a vazão da maior barragem do estado. Os grandes irrigantes, porém, continuarão fazendo uso da água, mas com dias, horários e volume hídrico determinados na Resolução.

O abastecimento em Assu passa a funcionar dentro do cronograma que segue: Nos bairros Dom Elizeu,Novo Horizonte e Frutilândia (parte baixa) 24 horas com água e 36 horas sem água. Frutilandia (parte alta) 12 horas com água e 48 horas sem água. Demais bairros - abastecimentos todos dias.


Por Alderi Dantas, 09/10/2015 às 06:13

0 Comentários:

Postar um comentário