14/05/2015

Assu realiza mobilização contra exploração sexual de crianças e adolescentes

O dia 18 de maio é lembrado no Brasil como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Fortalecendo a rede de aliados nessa luta, a prefeitura do Assu através da secretaria municipal de Desenvolvimento Social e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), programaram um calendário de atividades no sentido de mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos da criança e do adolescente, inclusive com a realização de denúncias em casos de violência.

Em Assu, a data será lembrada com a realização de uma série de atividade, incluindo palestra, pit-stop, exibição de filmes e uma caminhada pública. A secretária de Desenvolvimento Social da prefeitura do Assu, Delkiza Cavalcante, informa que a programação será aberta oficialmente na segunda-feira (18), às 19h, no Cine Teatro Pedro Amorim, com a palestra da doutora em Ciências Sociais pela UFRN, Glaúcia Helena Araújo Russo, tratando sobre “O papel dos sujeitos no trato do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes”. Já a caminhada acontece sexta-feira, dia 22, com saída às 7h30 da avenida Senador João Câmara (Centro Clínico) com destino e encerramento na praça São João Batista, no Centro da cidade.

Histórico

A data instituída pela Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, através de uma ação do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, foi escolhida em função de um crime que comoveu o Brasil, ocorrido na cidade de Serra, vizinha à cidade de Vitória, capital do Espírito Santo, em 1973. Naquele ano, a menina Araceli Cabrera Sanches Crespo, de oito anos, foi espancada, violentada e assassinada. Os suspeitos do crime eram pessoas ligadas a duas famílias ricas do Espírito Santo e, apesar da repercussão e da cobertura da mídia, o caso ficou impune.

Por Alderi Dantas, 14/05/2015 às 19:20

0 Comentários:

Postar um comentário