20/03/2015

Escolas públicas no RN na mira dos MPs

O município de Cerro Corá foi o escolhido pelos Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado (MPRN) para a realização da primeira audiência pública do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) no Rio Grande do Norte. O evento, realizado quinta-feira (19), superlotou o auditório da Câmara Municipal.

Foram discutidas as possíveis soluções para os problemas registrados em visitas realizadas pelos representantes do MPF e MPRN a 17 escolas municipais e estaduais localizadas no município, nos dois dias anteriores à reunião, além de questionários já aplicados aos profissionais envolvidos com a educação na cidade, com presença do prefeito “Novinho” Borges; do secretário municipal de Educação, Adevaldo Oliveira; e da representante da Secretaria Estadual de Educação, Maria do Carmo Freire; além de aproximadamente 70 professores, diretores, conselheiros escolares, vereadores e estudantes.

O procurador Bruno Lamenha apresentou um breve relatório com informações sobre as verbas repassadas pela União para a educação em Cerro Corá e confrontou os dados com os problemas encontrados nas escolas. “Um deles é a merenda, as crianças estão recebendo leite com biscoito, sem direito sequer a uma carne ou uma verdura”, lamentou.

Ele criticou a situação desoladora que as escolas rurais vivem e apontou problemas como a existência de banheiro sem água encanada, onde alunos lavam as mãos em um tanque. Sala de aula sem iluminação e funcionando como depósito de material de obra. Vaso sanitário solto, caixa de gordura aberta, caixa d’água com risco de desabar, além de micro-ônibus escolares transitando superlotados. “Encontramos até escola sem banheiro, sem cozinha e funcionando.”

A próxima audiência do projeto será quinta-feira (26) no município de Lagoa Nova.


Por Alderi Dantas, 20/03/2015 às 19:55

0 Comentários:

Postar um comentário