29/11/2014

Novembro Azul: saúde de Assú conscientiza homens para cuidados à prevenção

O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. Assim, a secretaria de Saúde do município do Assú através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) direcionou uma série de ações no decorrer do mês em prol da saúde dos assuenses, principalmente, no tocante à prevenção.

A ação teve uma ótima adesão do público masculino e foram realizadas até nessa sexta-feira, dia 28, palestras e orientações, consultas com urologista, testes de glicemia, aferição de pressão arterial, cálculo de massa corpórea (IMC), solicitações de PSA e, ainda, testes rápidos de HIV e sífilis e distribuição de preservativos. Desta forma, já foi possível trabalhar o Dia Mundial de Luta contra a Aids, que será vivido segunda-feira, dia 1º de dezembro.

Um dos pontos altos da secretaria de Saúde do município do Assú durante as ações do Novembro Azul foi levar os profissionais de saúde para o ambiente das atividades de vida diária das pessoas. Isso fez com que o atendimento e as orientações chegassem até aqueles que trabalham em supermercados, mototaxistas, policiais militares e garis.

Mas quando se trata de prevenção, a mensagem da secretaria de saúde do município do Assú é de que não basta somente ir a unidade de saúde, tem que haver mudanças de hábitos. Sendo assim, evitar cigarro e álcool em excesso, alimentar-se de forma saudável e programar um tempo para as atividades físicas, também fazem parte de uma atitude preventiva.



Por Alderi Dantas, 29/11/2014 às 11:10

0 Comentários:

Postar um comentário