03/10/2014

Eleições 2014

10 dicas para fazer a escolha certa nas eleições

O seu poder de escolha nas urnas é um exercício de cidadania e responsabilidade social. A sua decisão é importante e pode, de fato, mudar o cenário do Brasil.

Se você não gosta de política, saiba que está fadado a viver refém das escolhas alheias. Por mais complexo que seja, é preciso buscar entender o mínimo, estudar, pensar…

Para te ajudar, Yara Leal de Carvalho, psicóloga e sócia diretora da Questão de Coaching e facilitadora de grupos de estudos da ABRH, produziu a pedido do Universo Jatobá 10 dicas para te ajudar neste processo:

1 - Defina critérios de escolha: quais são os requisitos dos quais você não abre mão para que um candidato seja considerado? Chegue a uma lista de dois ou três candidatos finalistas para cada cargo;

2 - Quais são suas causas, o que você defende e quer ver implantado? Com isso definido, verificar quais dos candidatos estão envolvidos com os temas de seu interesse;

3 - Defina seus objetivos de longo prazo: o que gostaria que estivesse concretizado ao final do mandato dos candidatos? Avalie os finalistas com relação ao histórico de realizações e com isso tire conclusões sobre as possibilidades de realizarem a sua visão para o final do mandato;

4 – Verifique se as promessas de campanha são factíveis. Evite impressionar-se pelo falatório pré-eleição. Promessas genéricas são fáceis de fazer, procure conhecer os planos de ação para cumprir as promessas;

5 - Leve em consideração o ditado que diz: Diga-me com quem andas que te direi quem és. Avalie a equipe do candidato: vice, suplentes, aliados políticos e financiadores. Essas informações darão dicas que podem ajudar seu processo de escolha;

6 – Dedique tempo ao seu processo de pesquisa sobre os candidatos; evite fazer escolhas impulsivas;

7 - Compare seus valores pessoais aos valores dos candidatos finalistas. Avalie o histórico ético de cada candidato;

8 - Caso o candidato já tenha ocupado cargo político, é possível verificar se cumpriu o que prometeu na campanha anterior;

9 - Fundamente-se em fatos e analise os prós e contras, evite basear-se exclusivamente na intuição;

10 - Avalie qual o impacto que determinada opção de escolha poderá ter na vida das pessoas que são importantes para você.

- Clique AQUI para imprimir a sua “cola” eleitoral. Com ela, votar nos candidatos que você escolheu vai ficar mais fácil.

Últimas

>>> O Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) com a parceria do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), dentro da campanha Sujeira Não é Legal, projeto que incentiva uma campanha eleitoral limpa, segura e transparente estará a partir deste sábado (4) - véspera das Eleições 2014 -, a partir das 18h, recebendo dos partidos políticos, coligações e candidatos as sobras dos materiais gráficos de campanha para que tenham uma destinação ambientalmente correta. Os santinhos, cartazes, e demais peças gráficas poderão ser entregues voluntariamente até as 18h do domingo, dia 5 de outubro, em unidades do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte.

Em 2012, o TRE-MG teve iniciativa semelhante no segundo turno das eleições para prefeito, que ocorreu em quatro cidades de Minas (Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros, Uberaba). Mais de oito toneladas de material gráfico foram entregues, na véspera das eleições, pelos candidatos.

*   *   *
>>> A Cosern adotou medidas preventivas para manter a normalidade do fornecimento de energia elétrica no estado durante as eleições 2014. A rede de distribuição de energia elétrica que atende os principais pontos de votação no Rio Grande do Norte, além dos fóruns e cartórios eleitorais onde ocorrerão a apuração dos votos, foi inspecionada e passou por serviços de manutenção preventiva.

No próximo domingo (05.10), dia do primeiro turno da eleição, a Cosern garante disponibilizar atendimento especial com reforço das equipes de prontidão e manutenção em localidades estratégicas do Tribunal Regional Eleitoral.

*  *  *

O governador de São Paulo e candidato a reeleição, Geraldo Alckmin (PSDB), chega à reta final da disputa sem ter cumprido quase metade das promessas feitas por escrito na campanha de 2010.

Em quase quatro anos de mandato, a atual administração estadual teve desempenho insatisfatório em 23 de 52 metas definidas em documento entregue pela campanha tucana à Justiça Eleitoral, o que representa 44% do total.

No balanço feito pela Folha não foram consideradas promessas genéricas demais ou cuja avaliação objetiva é impossível de ser feita.

As piores avaliações foram nas áreas de transportes e infraestrutura e meio ambiente, nas quais a gestão tucana recebeu mais notas "C" e "D" em proporção ao número de metas.

Neste ano, o tucano entregou um novo documento de diretrizes gerais para a Justiça Eleitoral. E surge a pergunta: O candidato à reeleição faz uma promessa, duas promessas, três promessas... Quem faz três promessas e não cumpre pode pedir uma música?

Conectado

# “Estão falando numa pesquisa com resultado ainda no domingo, q eu acredito vai deixar muita gente chorando, reclamando que foi traído, lembrando que vai ser cobrado por quem emprestou dinheiro pra campanha, contando com a eleição. É isso mesmo amigos, o resultado vai "bulir" com muita gente. Será o resultado das eleições 2014.”, por Joanilson Machado - facebook.com/joanilson.machado

# “Depois desta eleição haverá que mudar a lei sobre pesquisas eleitorais. Nunca se manipulou tanto pesquisas quanto em 2014. Foi escandaloso.”, por Eduardo Guimarães ‏@eduguim

# “Triste país em q o principal canal de TV troca tema + importante para os próximos 4 anos p/ uma novela. Desrespeito total.”, por João José Forni ‏@jjforni 

# “De um amigo: "Corrupção eleitoral merece justiça com as próprias mãos". Ou seja: no voto. O voto certo. É acabar com a cultura da corrupção.”, por Eliana Lima ‏@elianalima

# "O TSE proibiu celulares na hora de votar. Boa medida. Ou alguns desavisados passarão 10 minutos até bater um selfie que "preste".", por Fred Navarro ‏@frednavarro

Zum zum zum

Às vésperas das eleições, o apresentador José Luiz Datena voltou a criticar os políticos brasileiros durante o "Brasil Urgente" desta quinta-feira (2/10). O jornalista se recusou a aceitar o convite da Band para a cobertura política do próximo domingo (5/10). 

"Não vou cobrir as Eleições. Se você (telespectador) me ver cobrindo, pode me chamar de 'Catarina'. Não acredito na maioria desses caras", disse.

Segundo o portal MSN/Brasil, o jornalista disse ainda que as campanhas políticas são baseadas em quem mente melhor. "Quem está (no Governo) não conserta rápido, e quem entrará não vai consertar (também). Quem diz que vai resolver rápido, está mentindo para você. A política de segurança pública é uma 'draga'."

No início de setembro, Datena já havia demonstrado ceticismo e destacou a "desmoralização política" no país. "Vi a denúncia sobre a Petrobras e achei que a casa iria cair. Mas não aconteceu nada. Não aconteceu nada porque há político de tudo quanto é partido envolvido (na denúncia de corrupção)", ponderou.

Flash


1 minuto e 45 segundos. Esse é o tempo médio que o eleitor levará para votar, segundo previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Importante que o eleitor chegue a urna consciente de que o maior valor do voto é a possibilidade de participar da democracia e com consciência de que voto não tem preço, tem consequência. 

Portanto, a mudança começa agora. E você está convidado para aproveitar esse 1 minuto e 45 segundos para votar bem e votar pelo futuro do Rio Grande do Norte e do Brasil. 

Por Alderi Dantas, 03/10/2014 às 19:00

0 Comentários:

Postar um comentário