26/10/2014

Dilma é reeleita presidente do Brasil

O Brasil reelegeu Dilma Rousseff (PT) presidente da República. Com 100% das urnas apuradas, a petista conquistou 54.501.118 dos votos, contra 51.041.115 votos do adversário Aécio Neves (PSDB). A candidata somou 51,64% dos votos válidos, contra 48,36% do adversário.

Eram 20h35 quando todos os veículos de comunicação informaram ao País: Dilma Rousseff, do Partido dos Trabalhadores, será, por mais quatro anos, presidenta da República Federativa do Brasil. Foram mais de três meses de campanha eleitoral, uma disputa marcada por um clima político tenso e uma tragédia: a morte, em 13 de agosto, do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, candidato do PSB à Presidência.

Sucessora de Campos, a ex-ministra Marina Silva chegou a desbancar o candidato do PSDB, Aécio Neves, na disputa com Dilma – mas era fogo de palha. Abertas as urnas do primeiro turno, em 5 de outubro, a presidenta Dilma Rousseff saiu vitoriosa com 41,59% dos votos válidos, enquanto Aécio chegou a 33,5%.

A campanha do segundo turno foi marcada pelo embate direto entre os dois candidatos, tanto nas ruas como nos debates transmitidos pela tevê. Mas, na reta final a candidatura de Dilma foi alvo de uma sucessão de atos e fatos na tentativa de interferir no resultado das urnas, a começar pela matéria de capa da revista “Veja”, da Editora Abril e, por último, a disseminação criminosa de um boato sobre Alberto Youssef: o doleiro teria sido envenenado e morto nas dependências da Polícia Federal, em Curitiba. A informação foi desmentida pela PF. Youssef teve apenas uma variação de pressão arterial, e foi tratado em um hospital.

A eleição de Dilma consolida um projeto iniciado, em 2002, com a eleição de Lula. Ao longo de 12 anos, as metas de desenvolvimento, aliadas a programas sociais tirou 40 milhões de brasileiros da linha da pobreza absoluta e outros 30 milhões de pessoas foram colocadas na classe média.

Por Alderi Dantas, 26/10/2014 às 23:51

0 Comentários:

Postar um comentário