04/10/2014

Bloco de notas


Publicado aos Sábados

Sub judice

Levantamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra que 794 candidatos chegarão ao dia das eleições sem saber se estão efetivamente na disputa ou não. A maior parte desses políticos aguarda uma posição definitiva do tribunal, que lhes concederá ou não o direito de concorrer ao cargo pretendido. Outros ainda esperam o julgamento de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Os nomes desses candidatos estarão estampados nas urnas eletrônicas no domingo, mas os votos não serão contabilizados. Se, depois das eleições, a Justiça Eleitoral lhes der o registro, os votos serão computados.

Na hora do voto, a responsabilidade de prestar esse serviço à nação é sua. Analise o perfil dos candidatos para não escolher gato por lebre. Quando você digita o número na urna não aparece o que aquele candidato pode ter negado. Ou seja, sua vida suja. Portanto, pense e analise antes de digitar.

Compra de voto

Nos últimos dias, a Polícia Federal (PF) redobrou a atenção relacionada a denúncias sobre crimes eleitorais e tentativas de compra de votos em todo o Brasil. Também intensificou o alerta nos aeroportos brasileiros quanto ao transporte ilegal de dinheiro por pessoas físicas ou em aeronaves. A ideia é combater a possibilidade de compra de votos principalmente nas regiões do interior do Norte e Nordeste, onde existe um maior histórico de compra de votos.

Em todo o Brasil, somente nas últimas duas semanas, órgãos de segurança apreenderam aproximadamente R$ 800 mil em espécie, sob suspeita de que os valores seriam utilizados para compra de votos.

O gol é seu, o gol é meu, o gol é nosso (XIV)

O blog do Alderi Dantas atingiu no último mês de setembro, a sua maior performance em termos de visualização mensal e diária. A ótima marca que chegamos foi obtida a partir, principalmente, da publicação versando sobre o volume das chuvas abaixo da média no Rio Grande do Norte, visto por quase 5.000 mil webleitores e, ainda, do lançamento do edital para o concurso público na Prefeitura do Assu, postagem que já obteve mais de 30.000 visualizações.

Marcamos assim um novo recorde também em termos de estatística por postagem. O pódio anterior pertencia a notícia sobre o edital para 940 vagas em cursos de pós-graduação no IFRN, publicada no dia 31 de março de 2014, com mais de 7.000 visualizações.

Agradecer também pelo zum zum zum do Eleições 2014 do blog do Alderi Dantas, postado de segunda à sexta-feira, às 19h, espaço que notabilizou-se – conforme o nosso painel das estatísticas – por sair da mesmice cotidiana das campanhas e seu viés politiqueiro. Incremento que veio como fruto da marca alcançada de mais de 18 mil acessos num dia (ver postagem AQUI) e de um processo em fazer mais e melhor pelo seu, pelo meu, pelo nosso blog.

Aproveito para informar que o último Eleições 2014 do blog do Alderi Dantas foi publicado nesta sexta-feira, 03. Para um segundo turno eleitoral, já pensamos num outro modelo de cobertura.

Assim, quero expressar: Obrigado, obrigado, obrigado a todos vocês e reafirmar que esse gol é seu, é meu, é nosso.




Fátima Senadora

As pesquisas de intenção de votos para o Senado no Rio Grande do Norte apontam a liderança da candidata Fátima Bezerra, do PT, por uma considerável margem de vantagem. Mas a candidata não quer saber de acomodação. Ela convoca a militância a se manter vigilante e a trabalhar até o último minuto da votação, que ocorrerá neste domingo (5).

"... que o RN não cometa o erro de deixar de eleger uma parlamentar da estatura da deputada Fátima Bezerra. Não olho o partido, não me prendo a cores, não tenho fanatismo, nada devo a Fátima e nada ela me deve. Não vejo os concorrentes, não os diminuo. Analiso Fátima Bezerra, a sua história, uma biografia sem manchas, uma atuação exemplar, a energia que dedica ao bem mais caro de uma nação: a EDUCAÇÃO.", disse a educadora Cláudia Santa Rosa nas redes sociais sobre a candidatura de Fátima Bezerra.

Políticos são uma farsa, diz crianças

A desconfiança com a política é um sentimento muito presente entre as crianças. Segundo a "Conicktados", pesquisa feita pelo canal infantil de televisão por assinatura Nickelodeon (do grupo Viacom Brasil) com o instituto QualiBest, o pensamento de que os políticos seriam uma farsa atinge cerca de dois terços das 120 crianças participantes do levantamento. Entre os entrevistados estão crianças de São Paulo e Rio de Janeiro, com idades entre sete e 12 anos, das classes A, B e C.

Boca de urna

A divulgação de pesquisa de intenção de voto (de boca de urna) feita no dia das eleições somente pode ocorrer a partir das 17h, nas eleições relativas à escolha de deputados estaduais ou distritais, deputados federais, senador e governador. E apenas após as 19h no caso da eleição para presidente da República, sempre respeitando o fuso horário de cada localidade.

RETWEETANDO

“Véspera da eleição, sinto que nunca se discutiu tanto sobre política. Esse é o lado bom. O lado ruim é que em grande parte o ódio prevaleceu.”, por Ricardo Benevides ‏@rbene

“Agora que ninguém pode ser preso por causa da eleição é hora de protestar, né? Cadê o gigante? Dormiu?”, por Giovanni Bassi ‏@giovannibassi

“Tem gente achando que eleição é brincadeira, depois não vai reclamar não meu querido.”, por Giovanna ‏@gihleit
“Ahahahahah eu adoro ver essas pesquisas de intenção de votos e no dia da eleição não é nada do que estão falando.”, por drispaca ‏@drispaca

“CUIDADO: no dia da eleição não saia apertando qualquer tecla...”, por Luciana Bezerra ‏@lucianabezerras

Cola eleitoral

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE/RN) recomenda que os eleitores levem uma "cola" com o número dos candidatos para a votação neste domingo (5). De acordo com a diretora geral do TRE/RN, Ana Esmera, só não é permitido o uso de panfletos conhecidos como "santinhos" no dia da votação.

O eleitor pode anotar os números dos candidatos em um papel e o TRE distribui um modelo da cola que é permitida.

Clique AQUI para imprimir a sua “cola” eleitoral. Com ela, votar nos candidatos que você escolheu vai ficar mais fácil.

A QUEM INTERESSAR POSSA

... de Otto von Bismark: “As pessoas nunca mentem tanto quanto depois de uma caçada, durante uma guerra ou antes de uma eleição.”

Por Alderi Dantas, 04/09/2014 às 11:00

0 Comentários:

Postar um comentário