23/09/2014

Sesap percorrerá 12 municípios no combate à doença que causa cegueira

O Programa Estadual de Controle do Tracoma da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) do Rio Grande do Norte iniciou nesta terça-feira, dia 23, a campanha de 2014, que irá percorrer escolas públicas de 12 municípios do Rio Grande do Norte, selecionados pelo Ministério da Saúde. O tracoma é uma doença dos olhos, causada pela bactéria Chlamydia tracomatis, que ocorre principalmente em crianças. A expectativa é examinar 20 mil alunos na faixa etária de 5 a 14 anos.

Os técnicos da Sesap iniciam o trabalho pelas escolas públicas de Natal, e em seguida seguem para o interior do Estado. A campanha será concluída até o dia 31 de outubro e tem o objetivo de eliminar o tracoma como causa de cegueira.

Os municípios que serão visitados pela equipe técnica da Sesap são: Assu, Baía Formosa, Brejinho, Canguaretama, Ceará Mirim, Lagoa de Pedras, Macaíba, Mossoró, Natal, Rio do Fogo, São José de Mipibú e Touros.

O tratamento é fácil e se não for realizado pode prejudicar a visão. Os principais sintomas são olhos vermelhos e irritados, lacrimejantes e com secreção, coçando com sensação de areia e intolerância à luz. A transmissão acontece por meio da secreção dos olhos com tracoma, de uma pessoa para outra, principalmente em ambientes coletivos como escolas e creches, através de objetos contaminados (lápis, borracha, caneta, roupas de cama, lenços, toalhas de rosto e de banho).

As medidas de prevenção são lavar as mãos e o rosto várias vezes ao dia; não coçar os olhos, não usar toalhas ou lenços de outras pessoas e evitar dormir na mesma cama com várias pessoas. Saneamento básico, acesso à água potável e destino adequado do lixo são medidas muito importantes para evitar o tracoma.

Por Alderi Dantas, 23/09/2014 às 23:26

0 Comentários:

Postar um comentário