12/09/2014

Governo Federal autoriza criação de Parque Aquícola na barragem Armando Ribeiro Gonçalves

Foi autorizada, pelo Governo Federal, a implementação do Parque Aquícola Armando Ribeiro Gonçalves - a primeira “fazenda de criação de pescado” do Rio Grande do Norte. O cultivo de pescado no Reservatório da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, que abrange os rios Piranhas e Açu, foi oficialmente liberado a partir da chamada Outorga de Produção, concedida pela Agência Nacional de Águas (ANA) ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA).

A partir de agora, a Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura (Sepoa/MPA) coordenará os próximos passos para a implementação do parque aquícola. Entre eles: a chamada “entrega” oficial da área para a criação de pescado (sob atribuição da Secretaria de Patrimônio da União) e o licenciamento ambiental da área (uma responsabilidade do órgão ambiental estadual).

A implementação do Parque Aquícola Armando Ribeiro Gonçalves é uma reivindicação de umas três década. O parque contará com uma área de aproximadamente 54 hectares, distribuídos entre quatro áreas aquícolas. No Parque poderão ser criadas espécies de pescado autorizadas, pelo Ibama, para as Bacias do Nordeste; entre elas: tilápia, tambaqui, tucunaré, pacu, carpa e pirarucu, entre outras.

Por Alderi Dantas, 12/09/2014 às 21:29

0 Comentários:

Postar um comentário