25/09/2014

Eleições 2014

As mentiras que os candidatos falam na TV

Por Rogério Jordão - Jornalista e sócio-diretor da Fato Pesquisa e Jornalismo

Diz o senso comum que, assim como na guerra, em uma campanha eleitoral a primeira vítima é a informação. Creio que isto é verdade e a campanha de 2014 não foge à regra. A pouco tempo do primeiro turno, os candidatos na TV inflam números, distorcem dados e semeiam suas “verdades” peculiares. Perde, evidentemente, o eleitor, que no momento de escolhas de futuro fica enredado em meio a um bombardeio de informações, muitas delas incorretas.

Neste ano temos um registro sistemático disso graças à iniciativa do site de jornalistas investigativos da Agência Pública, que tem acompanhado os programas de TV dos presidenciáveis desde o início, em 19 de agosto. Os jornalistas, como que em um jogo de cartas de Truco!, pinçam frases que saem na TV e desafiam os candidatos a prová-las, classificando-as como “blefe” ou “não é bem assim” ou “tá certo, mas pera aí”.

Selecionei algumas dessas frases do programa que foi ao ar no último dia 20 de setembro. Veja:

Deu no programa da DILMA: “Mais de 900 mil unidades do Minha Casa, Minha Vida estão sendo adaptadas para atender as necessidades de pessoas com deficiência (adaptação de 916.763 casas)”.

Escrevem os jornalistas:

“Esse número se refere a casas adaptáveis, ou seja, moradias que podem receber kits de adaptação de acordo com a deficiência (…) O balanço da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República contabiliza a entrega de 11.046 moradias já adaptadas até final de julho deste ano. Isso equivale a 1,2% das 925.333 moradias adaptáveis contratadas pelo Minha Casa Minha Vida”.

Já no programa de MARINA foi prometido: “Estender para todo o Brasil o Programa Pacto pela Vida que reduziu pela metade a violência em Pernambuco”.

Apuraram os jornalistas: “Segundo dados do próprio governo de Pernambuco, o programa citado reduziu os crimes violentos entre 2007 e 2013 em 39,1% e não 50% como afirma a candidata”.

Já no espaço de AÉCIO um sindicalista da Força Sindical afirmou: “Este governo atual não deu um centavo de aumento para os aposentados”.

Escrevem os jornalistas: “A maioria dos aposentados pelo INSS recebe apenas o piso, que não pode ser inferior a um salário mínimo. Segundo a ANASPS são 21,5 milhões de pessoas, ou 71,6% do total. Para esse grupo, os reajustes foram superiores à inflação”.

Vistos isoladamente, os cacos de informações distorcidas na TV parecem coisa de menor importância frente aos problemas mais “de fundo” das campanhas eleitorais, como a prevalência do poder econômico, a influência velada dos lobbies, o número excessivo de partidos e o próprio desencanto dos eleitores com a política institucional. Tomadas em conjunto, porém, as “pequenas” distorções compõem um indicador ruim para a democracia.

Últimas

>>> O candidato a governo do Rio Grande do Norte, Robério Paulino (PSOL), conseguiu repercutir sua candidatura com episódio do “óleo de peroba”, quando, no debate da TV Ponta Negra, ele disse que gostaria que o copo de água que estava na mão fosse um vidro de óleo de peroba para dar de presente ao candidato Henrique Alves (PMDB). Na sequência, ele disse: “A sua família está aí há 60 anos. O senhor é deputado há 44 anos. Por que não resolveu antes?".

No facebook, o candidato recebeu novos fãs com uma média de quase uma curtida por minuto.

>>> Uma reunião geral com as Instituições de Segurança envolvidas na segurança e tranquilidade do processo eleitoral aconteceu nesta quarta-feira (24), na sede do TRE-RN . Durante a reunião ficou definido o papel institucional de cada um, a logística da atuação conjunta e os tramites necessários para a execução do que foi planejado.

A Polícia Militar ficará responsável pela guarda das urnas eletrônicas nos locais de votação; segurança dos processos de carga das urnas e votação paralela; além da manutenção da segurança da população em geral. A Polícia Federal vai focar, no que se refere aos crimes eleitorais e colaborar com a segurança do pleito em geral, a Polícia Civil, vai reforçar essa segurança, a Polícia Rodoviária Federal ficará responsável pelas ações nas estradas e recolhimento das urnas que serão submetidas à votação paralela e o Exército Brasileiro com o apoio das demais Instituições serão presentes nos municípios que solicitaram e tiveram deferidos a participação da Força Nacional.

Conectado

# “Esse jogo de pesquisas está engraçado. Se pesquisa é fotografia do momento, ou o momento está passando ligeiro demais ou os fotógrafos estão em ângulos diferentes e, por isso, tem visão diferente.”, por Artur Moura - facebook.com/arturmouraneto

# “Lembrete: quem votou por ódio ao PT, derrotando @Fatima_Bezerra , elegeu Micarla de Souza.”, por Ailton Medeiros @blogdoailton

# “Vocês q se matam por política, entendam q nada é definitivo, inclusive a vida Compreendam a inutilidade do orgulho, d ganância e das disputas.” Por Dinarte Assunção @DinarteAssuncao

# “TRE deve redobrar vigilância diante da compra de votos. Tem gente prometendo o mundo e distribuindo fundos por aí.”, por Mineiro13666 @mineiropt13


# “Defenda seus candidatos com argumentos. Respeitando o direito do outro de pensar diferente.”, por WalkiriaFonseca ‏@WalkiriaFonseca

Zum zum zum

Assu parece ter virado a grande rota do voto nesta semana. É o dia da eleição que fica cada vez mais próximo. Nestes dias, já marcaram presença na cidade as candidatas Larissa (estadual) e Sandra Rosado (federal), na terça-feira,23; Amazan (estadual), na quarta, 24; Francielle Lopes, George Soares, Nelter Queiroz e Aldair da Rocha (estaduais) e Betinho Segundo (federal) programam visita nesta sexta-feira,26. Fátima Bezerra (senadora) e, provavelmente, Robinson Faria (governador) o que significa um palanque todo, sábado ou domingo.

Flash


Acostumado a dizer que em campanha nada lhe energiza mais do que ir pra rua prosear com as pessoas, disputar opinião, ouvir críticas e aprender sobre o que o povo está pensando, Fernando Mineiro caminha – pelo visto na imagem – com alegria para o quarto mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. 

Por Alderi Dantas, 25/09/2014 às 19:00

0 Comentários:

Postar um comentário