22/09/2014

Eleições 2014

As redes sociais e as eleições

Três em cinco eleitores brasileiros estão nas redes sociais, algo em torno de 84 milhões de votantes. O dado é expressivo. Indica que a campanha eleitoral entrou bem nos corredores eletrônicos. De julho até dias atrás o Facebook registrou 58 milhões de mensagens relacionadas às eleições, propiciando curtidas, compartilhamentos, comentários a favor e contra. O monitoramento tem sido acompanhado pela cientista política norte-americana Katie Harbath, estudiosa do uso das redes em campanhas políticas, em passagem pelo País. A situação merece destaque pela introdução das ferramentas da era tecnotrônica em nossa seara política, até então afeita a rudes costumes e velhas práticas, particularmente na metodologia de cooptação eleitoral.

Para uma melhor visão sobre o papel das redes no processo político leia o texto na íntegra do jornalista, professor da USP e consultor político e de comunicação, Gaudêncio Torquato. Acesse AQUI.

Últimas

>>> O candidato ao Senado pelo PSL, Roberto Ronconi está fora do pleito deste ano no Rio Grande do Norte. Por decisão do juiz Verlano Medeiros, do Tribunal Regional Eleitoral do RN (TRE-RN), o postulante ao pleito teve o registro cassado, já que a chapa dele ficou incompleta a partir do momento em que o primeiro suplente, Ricardo Farias, desistiu da disputa.

A renúncia do primeiro suplente ocorreu quando já não havia mais tempo hábil para substituição de candidato.

O juiz eleitoral determinou ainda na sua decisão a imediata retirada do programa do candidato do PSL do ar no rádio e na televisão. O tempo de Ronconi, que era de 40 segundos, e as inserções a que ele tinha direito serão redistribuídas com os demais postulantes ao Senado.

*  *  *

>>> O presidente estadual do PSL e candidato ao Governo do Rio Grande do Norte, Araken Farias (foto), disse que ao desistir da candidatura de primeiro suplente de senador, na chapa encabeçada por Roberto Ronconi, Ricardo Farias afirmou que a atitude foi motivada porque o candidato ao Senado estaria fazendo campanha em favor de Wilma de Faria, que disputa o Senado pelo PSB.

“É inadmissível que um candidato da nossa chapa possa estar fazendo campanha para chapa de outro partido”, disse Araken Farias, também adiantando que há denúncia de um candidato do PSL que está pedindo voto para outro postulante a Assembleia Legislativa que não é do partido.

Conectado

# “Você sofre com os minutos de propaganda eleitoral obrigatória? Imagina sofrer 4 anos por uma escolha errada.”, por Mago da Notícia @JuniorcamposPB

# “Os institutos de pesquisas depois desta campanha vão precisar fazer uma campanha de recuperação de imagem”, por Cezar Alves de Lima ‏@cezaralves

# “Podemos ver um segundo turno mais cheio de candidatos do que se dizia há um mês. Vejo muitos se aproximando. A conferir.”, por Gaudencio Torquato @GaudTorquato

# “Engraçado!!! Os políticos falam em mudança. "Vamos mudar o Brasil". O país não precisa de mudanças não, o Brasil é lindo, maravilhoso e rico, quem precisa de mudança são eles mesmos, mudar as atitudes, o pensamento e pará de substimar o povo...”, por Fran Silva -facebook.com/francisca.silva

# “Quantas postagens (comentários ou curtidas) defendendo um político você já fez? E para falar de Deus.. Você já fez alguma? Tem certeza que você tem dado prioridade as coisas certas?”, por João Paulo - facebook.com/blogdojp

Zum zum zum

Duas cidades potiguares aparecem entre as 194 que possuem mais eleitores que habitantes em todo o Brasil. A constatação foi feita pelo site G1(www.g1.com.br) com base nos números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No Rio Grande do Norte, os municípios que aparecem são Severiano Melo e Passagem. Em ambas, o total de habitantes é bem inferior ao número de votantes. Em Severiano Melo, por exemplo, existem 4.674 habitantes e 7.227 eleitores. Com a devida subtração populacional, chega-se a 2.553 pessoas a mais no dia da eleição.

Passagem, o outro município potiguar que apresenta mais eleitores que habitantes, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) possui 3.040 moradores, mas o total de eleitores cadastrado no Tribunal Superior Eleitoral é de 4.113. Ou seja, existem 1.073 votantes a mais ou que não moram na cidade.

Do blog: Infelizmente, não dar para entender porque os órgãos que regem o processo eleitoral calam nessas questões.

Flash





A campanha “Eleições limpas – não vendo meu voto”, é da Associação dos Magistrados Brasileiros. Trata-se de uma boa iniciativa para moralização da campanha eleitoral no país, porque é uma forma de ir convencendo a população sobre o valor do voto, que não é financeiro. 

O trabalho é para o eleitor saber que o maior valor do voto é a possibilidade de participar da democracia, ter consciência de que voto não tem preço e ser capaz de denunciar as fraudes verificadas.

Por Alderi Dantas, 22/09/2014 às 19:00

0 Comentários:

Postar um comentário