10/09/2014

Eleições 2014

Sujeira eleitoral

Não basta ganhar uma eleição, é preciso ganhá-la limpamente. Esta observação merece ser dita e repetida a propósito do costume dos políticos de querer colher a fruta sem plantar a árvore. Digo isso para esclarecer, por exemplo, que não cairia bem a ex-governadora do Rio Grande do Norte, Vilma de Faria, propagandear que com ela o serviço do SAMU chegou a todos os 167 municípios do RN.

Pois, o município do Assu que, sem dúvida nenhuma, compõe a geografia do RN só veio receber o serviço do SAMU no ano de 2011 e, até ali, o SAMU encontrava-se implantado tão somente em oito municípios da Região Metropolitana de Natal. E para fechar a informação, o detalhe: Em 2011, quem estava na condição de comandante do RN era a atual governadora Rosalba Ciarlini (foto abaixo retrata a solenidade de instalação do SAMU em Assu - Governo de Rosalba).

Que candidato nenhum se engane. O eleitor na sua maioria, hoje, está mais exigente. Analisa, compara, distingue entre versão e verdade, ficção e realidade. Portanto, o candidato que prega qualquer “dissonância cognitiva” entre as massas com acesso a uma informação cada vez mais fácil e rápida vai ver a sua história virar bobagem, ou pior ainda, virar uma farsa.



Últimas

>>> R$ 300. Não trezentos mil, ou milhões. Enquanto os principais candidatos à Presidência conseguem arrecadar milhões, o candidato do PV, Eduardo Jorge, conseguiu apenas uma doação, de R$ 300. Eduardo Jorge se tornou uma estrela dos debates eleitorais, virou "meme" e ganhou fama nas redes sociais, mas não conseguiu transformar isso em recursos. Segundo o iG, a campanha do candidato enfrenta dificuldades financeiras e até o momento depende quase que totalmente de recursos do fundo partidário.

>>> O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu pela extinção do processo que tirava o mandato do deputado federal Betinho Rosado, pela suposta prática de infidelidade partidária, alegada pela direção nacional do Democratas, comandada pelo senador José Agripino Maia.

A luta para tirar o mandato de Betinho veio depois que o parlamentar mossoroense saiu do DEM para o PP. Na época, Betinho afirmou que estava desprestigiado e alegou justa causa para sair do partido.

Betinho Rosado não será candidato à reeleição, ele está representado na campanha com a candidatura de Betinho Rosado Segundo, seu herdeiro.

>>> Na primeira eleição geral sob vigência da Lei da Ficha Limpa, dados da Justiça Eleitoral e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mostram que candidatos barrados com base na nova norma — os chamados fichas-sujas — continuam disputando livremente um mandato. Um dos casos é o do ex-governador do Distrito Federal José Roberto Arruda (PR), condenado pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), no dia 9 de julho, por improbidade administrativa, dano ao patrimônio público e enriquecimento ilícito e já teve o registro para concorrer novamente ao governo negado pelo TRE-DF e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ainda assim, segue pedindo votos.

Conectado

# “Setembro é o mês do tudo ou nada no guia eleitoral. Cardápio de denúncias, acusações e baixarias deve estar sendo refogado com muita pimenta.”, por Blog Carlos Santos ‏@bcarlossantos

# “Perguntam-me sobre Marina. Respondo: é a candidata com propostas vagas. Mas caiu no gosto das ruas. E esse negócio de governar c melhores...Hum!”, por Gaudencio Torquato @GaudTorquato

# “Aécio entra na Justiça contra 66 tuiteiros.”, por Época Eleições @EpocaEleicoes

# Pão e circo ñ convencem +. População + esclarecida quer degovernos demandas urgentes resolvidas. E ñ tiveram.”, por João José Forni ‏@jjforni

# “O tempo perdido jamais será recuperado, mas é no presente que é possível plantar seu futuro.”, por Flávio Augusto @GeracaodeValor

Zum zum zum

Na última eleição, o palhaço Tiririca (PR) foi o candidato campeão de votos para a Câmara dos Deputados com mais de 1,5 milhão de votos. Este ano, ele parece querer conseguir também o de campeão de processos levados. Deixando a simplicidade do slogan passado – “pior que está não fica, vote no Tiririca” – para trás, ele agora aposta em esquetes de humor, mas sem se preocupar muito com direitos autorais. Em uma das primeiras, aparecia trajado como o cantor Roberto Carlos e cantava uma paródia da música O Portão. Mesmo sendo processado pelo compositor, não tirou o programa do ar e emplacou outro que agora mexe com a gigante do entretenimento Disney.

A The Walt Disney Company (Brasil), que têm os direitos da saga, já disse que está avaliando medidas cabíveis contra a propaganda.

Flash


O que mais tem chamado a atenção nesta campanha eleitoral são os movimentos e discursos ensaiados para alinhar exércitos, como nunca antes na história. 
No município de Carnaubais, por exemplo, Luizinho Cavalcante (PSB) que ensinou o povo a rejeitar o verde, o PMDB e seus caciques, ajustou o apito para pedir votos para Henrique Alves. E agora, como o rebanho responderá? 

Por Alderi Dantas, 10/09/2014 às 19:00

0 Comentários:

Postar um comentário