08/08/2014

Motos: 45,5% da frota em circulação no RN está irregular

Quase metade das motocicletas que circulam no Rio Grande do Norte encontra-se em situação irregular. O número, no entanto, pode ser muito maior, uma vez que a estatística – fornecida pelo Detran/RN – leva em consideração somente os veículos com licenciamento atrasado: 161.810 de um total de 355.737.

Frente a esses números, a quantidade de motocicletas apreendidas é muito pequena, segundo o Detran/RN 
esse número chega a 2.518 motos, sendo 1.693 em Natal; 435 em Mossoró; 144 em Pau dos Ferros; 2 no Segundo GPRE e 244 em Assu.

Outro dado dá conta de que a quantidade de motos no Estado é quase 20 vezes maior que a de condutores habilitados na categoria A (onde se enquadram motocicleta, ciclomotor, motoneta ou triciclo).

Para o coordenador de Educação e Fiscalização de Trânsito do Detran, Adriano Barbosa, o elevado número de ocorrências no trânsito envolvendo motociclistas está ligado diretamente à falta de habilitação. “A gente lida com uma grande dificuldade: o mito de que pra pilotar ciclomotores (motos de 50 cilindradas) não é obrigado ter habilitação nem usar capacete. Essas pessoas são desinformadas e desconhecem as regras de trânsito porque não têm habilitação, não fizeram os cursos obrigatórios”, afirma.

Em razão desses fatos, a ordem do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE), está sendo de intensificar dia-a-dia a fiscalização a motociclistas.

Por Alderi Dantas, 8/08/2014 às 19:03

0 Comentários:

Postar um comentário