08/05/2014

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada

Faltando um dia para do fim da campanha nacional de vacinação contra a gripe, que termina nesta sexta-feira (9), apenas 35,73% das pessoas que fazem parte dos grupos prioritários foram vacinadas no Rio Grande do Norte, segundo dados do Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde (MS). A meta é vacinar 666.545 mil pessoas no estado, mas até esta quinta-feira (8), foram vacinadas pouco mais de 235 mil pessoas. Devido aos números abaixo do esperado, foi recomendado a todos os estados que prorroguem a vacina até atingirem a meta de 80%. Seguindo essa orientação, o Programa Estadual de Imunização da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) informa que os municípios potiguares seguem com a vacinação até atingirem a meta.

Segundo Francisca Santos, Coordenadora do Programa Estadual de Imunização, “a situação do RN não está muito diferente do restante do país. E, os números estão bem abaixo da atual média nacional, na 2ª Ursap com sede em Mossoró (29,84%) e na Grande Natal que só vacinou até o momento 61.020 mil, das 250.778 mil pessoas esperadas, ou seja, 24.33%”.

Para mudar esse quadro, a coordenadora pede a todos os municípios que se mobilizem para atender o público alvo da vacina que são as crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, idosos e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais.

Por Alderi Dantas, 08/05/2014 às 19:25

0 Comentários:

Postar um comentário