09/05/2014

Itep/RN tem 4 mil laudos a espera de finalização

O Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep/RN) tem 4 mil laudos parados desde do ano 2000. A informação é da diretora do órgão, Raquel Taveira, que aguarda auxílio da Força Nacional para que os laudos sejam finalizados o mais rapidamente possível.

Raquel Taveira se defendeu das críticas que o Itep vem sofrendo devido à morosidade dos serviços, falta de estrutura e de organização durante entrevista coletiva nesta sexta-feira (9), em Natal.

Segundo a diretora, para finalizar os aproximadamente 4 mil laudos que estão parados, o Itep está contando com o auxílio dos cinco peritos da Força Nacional que estão atuando no estado. Além deles, mais 32 profissionais do estado, divididos entre Natal e Mossoró (27 e 5, respectivamente), também trabalham para zerar o número de laudos pendentes. Porém, o Itep aguarda mais reforço da Força Nacional.

Além dos problemas dos laudos, os equipamentos encaixotados e ainda inutilizados também são motivo de preocupação para a direção do órgão. De acordo com Raquel Taveira, são necessárias instalaçoes elétricas e de gás para que o material possa ser instalado pela empresa que vendeu os equipamentos. A expectativa é que até junho tudo já esteja sendo utilizado.

Sobre as análises de DNA de corpos, Raquel Taveira confirmou que há aproximadamente 3 mil amostras que não foram analisadas. No entanto, ela argumenta que só seria necessário o estudo caso familiares fossem em busca dos corpos - o que só teria ocorrido com 12 corpos.

Por Alderi Dantas, 09/05/2014 às 13:09

0 Comentários:

Postar um comentário