24/05/2014

Bloco de notas


Publicado aos Sábados

Colapso no abastecimento

Vinte e dois municípios do Rio Grande do Norte convivem, atualmente, com algum tipo de rodízio na distribuição d’água. A última cidade a iniciar o racionamento foi Acari, que está dividida em duas áreas que se revezam no recebimento de água a cada 24 h.

Outras oito cidades são totalmente abastecidas por carros-pipa: João Dias, Pilões, São Francisco do Oeste, Luís Gomes, Antônio Martins, Venha ver, Paraná, Carnaúba dos Dantas. Os dados foram confirmados pela Caern. De acordo com dados do IBGE, o racionamento atinge uma população estimada em aproximadamente 300 mil pessoas que vivem nesses municípios.

Só agora???

O deputado estadual José Dis ironizou na edição deste sábado/domingo (24 e 25) as “soluções” encontradas agora pelo deputado e pré-candidato ao governo do RN Henrique Alves para tudo no Estado. Segundo o marido de Diúda (irmã de Aluízio Alves), Henrique (filho de Aluízio) está na política há mais de 40 anos, participa e apoia os governos do estado desde a época de Geraldo Melo, passando por Garibaldi, Wilma e Rosalba, mas somente agora “descobriu” crise na saúde pública e problemas de falta de água no interior.

O gol é seu, o gol é meu, o gol é nosso (V)

O filho ilustre do Sítio Pelo Sinal, no município de Angicos (RN), Padre Francisco Canindé dos Santos, teve momento especial e concorrido na última quarta-feira, 21, por ocasião do lançamento do livro “Padre Francisco Canindé dos Santos: Pastor Incansável do Vale do Assu, de autoria de Tállison Ferreira da Silva.

O livro é um testemunho da trajetória de vida do sacerdote, educador, arquiteto de cenários de resistência a uma política de sujeição e anunciador do evangelho no que ele tem de mais incendiário e libertador que, de 1966 até 2011 foi o pároco-geral do município do Assu e durante grande parte desse tempo administrador de uma imensa área pastoral, que se estendia de Assu até Porto do Mangue.

O discurso de agradecimento de Padre Canindé, 76 anos, feito de improviso, emocionou. Antes de tudo, ele disse que nunca esperou que viesse acontecer em vida coisa semelhante e aproveitou para esclarecer pontos importantes na sua caminhada e momentos em que esteve envolvido, como o seu posicionamento a respeito da construção da Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. “Nunca desejei ou almejei fama. Nasci, cresci e irei morrer pobre. Sobre as histórias da barragem Armando Ribeiro Gonçalves , disse que sempre lutou em favor dos pobres e menos favorecidos. Não fui contra o desenvolvimento que ela trouxe, mas desejava que esse salto de tecnologia andasse aliado aos interesses da grande maioria e não de uma pequena casta. Eu era contra as injustiças cometidas contra o povo pobre que era obrigado a deixar suas casas sem ter para onde ir e nem recebia a indenização obrigatória”, finalizou.

Com o livro em mãos posso afirmar ao autor da obra Tállison Ferreira da Silva: O gol é seu, o gol é meu, o gol é nosso, que recebemos uma obra que, sem dúvidas, torna mais vivo Padre Canindé, esse incansável pastor do Vale do Açu.

Menos eleitores

O número de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro deste ano no Rio Grande do Norte segue na contramão do país. Enquanto o eleitorado nacional teve um incremento de 4,43%, o potiguar é 2% menor, ou seja, 46,8 mil a menos, na comparação com o total de votantes habilitados nas eleições de 2012. São 2.302.448 eleitores hoje ante os 2.349.281 em condições de participar do pleito anterior.

Os dados são do último levantamento feito pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE/RN), após a conclusão do processo de cadastramento encerrado no último dia 7 de maio. Contudo, os dados consolidados só serão divulgados pelo TRE/RN no final de junho.

Cara e lucrativa

A Copa 2014 no Brasil quebrará recorde de lucro, de gastos, de telespectadores, de cotas de TV pagas, de jogadores milionários, de público nos estádios e até de solicitação de ingressos não concedidos pela FIFA. Para se ter uma ideia o lucro da FIFA será de R$ 8 bilhões.

Luto
O município de Carnaubais amanheceu de luto neste sábado, 24 de maio, com o falecimento de Gianny Wanderley, 38 anos, ex-vereadora (03 mandatos) e ex-secretária de Educação do município. Gianny era uma pessoa muita carismática e querida tanto em Carnaubais como na região.

RETWEETANDO

“Dê o primeiro passo com fé. Você não precisa ver toda a escada. Apenas suba o primeiro degrau.”, por Bruno Rodrigo @BrunoSchwartz

“Conheço gente que anda reclamando da sorte, pois o melhor nome dado pra sorte é Dedicação e muito Trabalho.”, por JussierRamalho ‏@JussierRamalho

“Falam das obras da copa nos estados sedes como se isto não fosse obrigação ter feito muito antes de falar em Copa no Brasil.”, por Cezar Alves de Lima ‏@cezaralves

“Minha mãe me deu educação, mas também me ensinou com quem usá-la.”, por Clarice Lispector ‏@RecitoClarice

“Respira fundo. Pela frente, ainda tem muito mundo.”, por Flávio Augusto ‏@GeracaodeValor 

Mortalidade infantil

O Brasil atingiu a meta assumida no compromisso Objetivos de Desenvolvimento do Milênio de reduzir em dois terços os indicadores de mortalidade de crianças até cinco anos. O índice, que era de 53,7 mortes por cada mil nascidos vivos em 1990, passou para 17,7 em 2011.

A redução de morte materna, no entanto, não teve o mesmo sucesso e, infelizmente, o Brasil dificilmente vai cumprir o compromisso de chegar em 2015 com no máximo 35 óbitos maternos a cada 100 mil nascimentos. Para isso, seria necessário praticamente reduzir pela metade os indicadores de 2011. Naquele ano, o número de mortes de mulheres durante a gravidez, o parto ou até 42 dias após o nascimento do bebê era de 63,9 por cada 100 mil nascimentos. Os números integram o 5º Relatório Nacional de Acompanhamento, divulgado ontem em Brasília pelo governo.

Embora ainda muito superior ao compromisso assumido, os índices de mortalidade materna no País já foram significativamente maiores. Em 1990, eram 143 por cada 100 mil nascimentos.

O combate ao problema, no entanto, é possível. Mortes no parto e por complicações do parto são evitáveis com a melhoria na qualidade da assistência, sobretudo durante o pré-natal.

A QUEM INTERESSAR POSSA

... de Reinaldo Kherlakian: “Eu gosto de coisas que brilham. De pessoas de luz. De gente que sabe ser sol. Mesmo quando a vida está nublada”

Por Alderi Dantas, 24/05/2014 às 21:00

0 Comentários:

Postar um comentário