25/03/2014

Decreto governamental leva 95% dos municípios do RN a situação de emergência

Em novo decreto publicado na edição desta terça-feira (25) do Diário Oficial do Estado (DOE), a governadora Rosalba Ciarlini aumentou para 159, ou seja, 95% dos municípios do RN estão com um quadro de gravidade no abastecimento de água em razão da seca prolongada. O último decreto, que colocou 150 municípios em situação de emergência, foi publicado no dia 19 de setembro do ano passado e expirou no último dia 20 de março.

Para decretar situação de emergência, o Estado se baseou ainda em relatórios da Secretaria de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape) e Companhia de Águas e Esgotos (Caern), além da previsão de chuvas da Empresa de Pesquisa Agropecuária (Emparn) e um parecer técnico da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil. Dos 167 municípios do Rio Grande do Norte, não estão em estado de emergência apenas Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Macau, Goianinha, Maxaranguape e Rio do Fogo.

De acordo com o Estado, as chuvas foram insuficientes para a formação de estoques de água potável nos principais reservatórios usados pela população - incluindo a barragem Armando Ribeiro Gonçalves (foto) -, de forma que eles ainda se encontram com armazenamento em torno de 25% a 30% de sua capacidade máxima.

Por Alderi Dantas, 25/03/2014 às 10:16 -  Foto: Canindé Soares 

0 Comentários:

Postar um comentário