01/03/2014

Reitora da UFRN recepciona aluno de Ipanguaçu 1º lugar em medicina

A reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Ângela Paiva Cruz, vice-reitora Maria de Fátima Freire de Melo Ximenes e a pró-reitora de Assuntos Estudantis, Janeusa Trindade, testemunharam nesta sexta-feira, 28, a declaração de Everton de Souza Frutuoso, 18 anos, primeiro lugar em Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2014, por meio do sistema de cotas de que quer fazer medicina 'para ajudar ao próximo'. O fato aconteceu em meio à recepção ao aluno no gabinete da reitora.

Na ocasião, a reitora reiterou o compromisso da Instituição com a inclusão social ao aderir ao sistema de cotas e ao ENEM/SiSU. E completou: “É imensa nossa felicidade por você ter passado para o Curso de Medicina e, particularmente, por ser beneficiado por essa política de inclusão da UFRN”.

Histórico

Filho de agricultor e dona de casa, Everton de Souza Frutuoso é natural do município de Ipanguaçu e sempre estudou em escola pública. Fez o ensino fundamental na Escola Maria Natália de Souza e o médio no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), onde cursou Informática, “mais por falta de opção do que por vocação”, comentou o estudante.

O sucesso veio na segunda tentativa de entrar na universidade. Na primeira tentativa, no vestibular 2013, ele passou apenas na primeira fase. Determinado a realizar o seu sonho, veio para a capital Natal, onde ganhou uma bolsa de estudo num cursinho pré-vestibular e trabalho como monitor. Isso, aliado às aulas particulares que ministrava, possibilitou-lhe o sustento para se preparar melhor para o ENEM/SiSU.

Everton está instalado em uma das residências da UFRN e já foi classificado para receber outros auxílios sociais, como a Bolsa Permanência, que lhe dará condições de permanecer no curso até o fim.

Por Alderi Dantas, 01/03/2014 às 07:56 -  Foto: Cícero Oliveira/ Ascom Reitoria 

0 Comentários:

Postar um comentário