05/02/2014

Vale do Açu: barragem está com uma vazão de 7,5 metros cúbicos por segundo

Devido à seca, a vazão atual da barragem Armando Ribeiro Gonçalves foi reduzida à marca dos 7,5 metros cúbicos por segundo. A redução na vazão da barragem representa queda de 41,7% em relação ao volume de água disponibilizado para perenização do rio Piranhas-Açu, em períodos que o reservatório está com toda a sua capacidade de armazenamento de água, uma vez que com 2,4 bilhões de metros cúbicos, a vazão de água é de 18 metros cúbicos por segundo.

Porém, a coordenadora estadual de Gestão de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Joana D’Arc Medeiros, afirma que trabalha com a possibilidade de reduzir ainda mais a vazão de água pelas comportas da barragem. Ela explicou que, apesar da redução, ainda não houve impacto que indicasse a necessidade de racionar o abastecimento humano, mas a possibilidade não é descartada, caso as previsões para um inverno na região com chuvas de normal a abaixo do normal se confirmem.

O nível atual da barragem Armando Ribeiro Gonçalves é de 806,2 milhões de metros cúbicos, o que representa 33,59% de sua capacidade.

Por Alderi Dantas, 05/02/2014 às 15:15

0 Comentários:

Postar um comentário