21/01/2014

Projeto de um porto em Porto do Mangue está pronto

O projeto de um novo porto no Rio Grande do Norte está pronto e será apresentado para a governadora Rosalba Ciarlini até o fim de janeiro. O documento foi entregue à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec) e apresenta todos os estudos sobre a construção do terminal no município de Porto do Mangue, cidade de pouco mais de 5,2 mil habitantes, localizada na microrregião do Vale do Açu.

O novo porto é pensado para ser da categoria dos graneleiros, destinado para escoamento da produção de minério que atualmente sai da região Seridó potiguar para os portos de Pecém, em Fortaleza (CE), e Suape, em Recife (PE).

A construção apresenta-se como a alternativa para o Porto de Natal, que por conta de sua estrutura e localização vem perdendo as exportações “pesadas” para outros estados. O novo terminal deixaria o porto da capital com a responsabilidade de funcionar apenas como terminal de passageiros e de cargas rápidas.

O estudo foi feito pelo grupo paulista Engevix. A empresa, através da Infravix Empreendimentos S/A, divide com a Corporación América S/A, da Argentina, a formação do consórcio Inframérica Aeroportos, que está construindo o aeroporto em São Gonçalo do Amarante. A intenção do envolvidos no projeto é que o edital para sua construção também obedeça o mesmo modelo do aeroporto, ou seja, de parceria público-privada (PPP).

Por Alderi Dantas, 21/01/2014 às 11:15

2 Comentários:

  1. O nosso Estado do Rio grande do Norte é possuidor de grandes reservas de miné-
    rios no país,ou seja,o Porto do Mangue deverá,com certeza,trazer muitas riquezas,
    bons negócios e muitas empregos aos potiguares.O Porto do Mangue é estratégico,
    exportará os minérios para a China,Índia,Europa,Estados Unidos etc.
    O Brasil se beneficiará com toda essa riqueza,trazendo bons dividendos para a eco-
    nomia nacional.Por outro lado,só na exportação de ferro a produção poderá ser anual em torno de 5 milhões de toneladas ao ano,isto é,durante uma exploração de
    mais de 50 anos nesse ritmo.Parabéns ao povo potiguar!

    ResponderExcluir
  2. Anônimo, seu comentário enriquece muito essa discussão sobre o tema e agradece a sua participação. Porém, o blog não entende pq postar como Anônimo.

    ResponderExcluir