25/01/2014

Bloco de notas


Publicado aos Sábados

O Precursor

A Pastoral da Comunicação (Pascom), da paróquia de São João Batista, em Assu, prevê para o mês de fevereiro o início da circulação de um informativo impresso de responsabilidade do referido órgão. Batizado de “O Precursor”, o título é uma referência direta ao patrono da paróquia e padroeiro do município, São João Batista.

Fazendo o dever de casa

A Governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini, anunciou o reajuste de 8,32% para professores ativos e inativos da educação nesta sexta-feira (24). Na ocasião, a chefe do Executivo Estadual também anunciou a adição de uma letra (progressão horizontal) a partir de março a todos os professores e especialistas, bem como autorizou o pagamento do terço de férias a todos os servidores do quadro da Secretaria da Educação e adiantou que encaminhará para a Consultoria o projeto de lei que altera o porte das escolas da rede estadual.

A rigor, o aumento de 8,32% será pago em fevereiro retroativo a janeiro e obedece ao Piso Nacional com percentual definido pelo Ministério da Educação.
Inadimplência

Para não ser vítima de empresas golpistas e de estelionatários, o consumidor deve ficar atento e analisar com reservas aos anúncios que prometem facilidades para retirar uma anotação de inadimplência dos órgãos de proteção ao crédito sem pagamento da dívida. A melhor opção para regularizar uma pendência financeira é procurar diretamente o credor ou obter informações em um dos postos de atendimento gratuito ao consumidor da Serasa Experian ou do SPC Brasil.

Prevenção

A partir de 10 de março, o Sistema Único de Saúde (SUS) passa a oferecer a vacina contra o papiloma vírus humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero. Neste ano, serão vacinadas meninas de 11 a 13 anos. No Rio Grande do Norte, 88,7 mil adolescentes deverão ser imunizadas, apenas em 2014.

O vírus HPV é uma das principais causas de ocorrência do câncer do colo de útero - terceira maior taxa de incidência entre os cânceres que atingem as mulheres. A vacina contra HPV garante proteção de 98% contra o câncer de colo do útero, e é utilizada como estratégia de saúde pública em 51 países.

Fraude

Beneficiados do programa Minha Casa Minha Vida estão comercializando o imóvel adquirido com subsídios do Governo federal. A Caixa confirmou denúncias de comercialização no Rio Grande do Norte, no entanto, o banco não divulgou o número de processos existentes.

Pelas regras, os imóveis só podem ser vendidos após 10 anos da assinatura do contrato ou da quitação.

Desemprego

O Brasil deve continuar com a taxa de desemprego acima da média até 2016, diz a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Em parte e infelizmente é resultado da falta de qualificação profissional para a inserção no mercado formal de trabalho de mais brasileiros. Se mudar a partir de 2016, como prevê a OIT, será um grande passo rumo ao pleno emprego, como nas Nações ricas.

Campanha educativa

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu convite da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN) para desenvolver uma campanha educativa para o programa Sanear RN que tem como meta sanear 80% do Estado. O projeto envolverá escolas, igrejas, entidades e cidadãos dos bairros beneficiados com o programa.

História

O portal do Tribunal superior Eleitoral (TSE) dispõe de dados de eleições realizadas no país desde 1950, acessível no endereço eletrônico www.tse.jus.br

A QUEM INTERESSAR POSSA

... de Fernando Pessoa: "De tudo ficam três coisas: a certeza de que estamos sempre começando, a certeza de que precisamos continuar e a certeza de que seremos interrompidos antes de terminar. Portanto, devemos fazer da interrupção um caminho novo, da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro."

Por Alderi Dantas, 25/01/2014 às 21:00

0 Comentários:

Postar um comentário