18/01/2014

Bloco de notas

Publicado aos Sábados

COMO NASCEU A UFERSA/ASSU

Quem quiser desconhecer pode fazer, mas o primeiro passo em torno do assunto deu-se no dia 5 de março de 2013 durante a abertura do ano legislativo da Câmara Municipal do Assu.

Naquela oportunidade, o discurso proferido foi o seguinte: “Uma causa que vale a pena abraçar, CUSTE O QUE CUSTAR, é a luta por mais cursos no Campus Avançado Prefeito Walter de São Leitão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e, ainda, trabalhar e discutir com o Ministério da Educação, em Brasília, a implantação de instituições de ensino federal em Assu”.

Importante ainda frisar que no caminho surgiu a parceria do prof. Ms. Raimundo Inácio da Silva Filho (UERN/Assu), do reitor da Ufersa, José de Arimatea de Matos e da deputada federal Fátima Bezerra.

FPM

A segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), de janeiro, entra nas contas bancárias das prefeituras nesta segunda-feira, 20. Os prefeitos vão receber essas transferências com um aumento de 10,53% em relação ao mesmo período de 2013, sem considerar a inflação. Em termos reais, o crescimento é de 24,5%.

Segundo a Confederação Nacional dos Municípios a elevação é provocada, sobretudo, pela diferença no cronograma de restituição do Imposto de Renda (IR), um dos principais tributos que entram na composição do FPM.

Retorno

Nesta segunda-feira, 20, recomeçam as aulas do semestre 2013.2 na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), após um mês de recessos acadêmico. Aproximadamente 12 mil alunos voltarão às salas de aula com 57% do semestre letivo efetivado.

Adiamento

O início do ano letivo nas escolas que fazem parte da rede estadual de Educação do Rio Grande do Norte foi adiado. A justificativa para a mudança na data, que seria o próximo dia 22, foi a grande procura por matrículas no prazo final de encerramento do processo, o que demandará mais tempo para a efetivação dos processos. A nova data definida pelo Governo do Estado foi o dia 28 de janeiro.

Além do adiamento, a Secretaria de Educação também confirmou que os pais poderão fazer as matrículas dos estudantes até a próxima sexta-feira (24). A Secretaria informou ainda que vai disponibilizar o novo calendário escolar nos próximos dias.

Protesto

Um protesto com o título “Da Copa eu abro mão, queremos mais dinheiro pra saúde, segurança e educação”, está sendo preparado por sindicalistas e estudantes para a próxima quarta-feira, 22, aproveitando a inauguração da Arena das Dunas, em Natal. O propósito é denunciar o abandono dos serviços públicos em favor da Copa do Mundo e cobrar o afastamento da governadora Rosalba Ciarlini.

A concentração está marcada para às 14h, no cruzamento das avenidas Bernardo Vieira e Salgado Filho. De lá, os manifestantes sairão em passeata até o estádio.

Porém, a equipe da Presidência da República já anunciou que não será permitida a entrada do público na inauguração do Arena das Dunas.

Jogo político

“Forças ocultas”. É assim que governadora do RN, Rosalba Ciarlini - DEM (foto), chama as manobras realizadas nos bastidores para desestabilizar a sua gestão. Ela diz saber de onde partem os ataques, mas prefere não apontar culpados. Entretanto, acusa-os de agir ardorosamente para que sua imagem entre tão arranhada no processo eleitoral. Para alguns, o discurso da governadora não passa de “teoria da conspiração”, já para outros, uma verdade oculta.

Verdade ou não, somente neste mês de janeiro, Rosalba enfrenta a OAB falando em abrir impeachment, o Ministério Público querendo fiscalizar contas do governo e o Sindicato dos Trabalhadores da Educação ameaçando com uma greve.

Fraude

A Controladoria Geral da União identificou fraudes no programa Minha Casa Minha Vida no Rio Grande do Norte. A informação é resultado de visitas técnicas dos analistas em 2.395 residências populares, realizadas durante o ano de 2013. Entre as irregularidades encontradas pelos técnicos, a mais comum diz respeito a ocorrência de defeitos técnicos nas unidades habitacionais.

O estudo foi encaminhado à CGU, em Brasília, e fará parte de um relatório sobre o programa que será entregue ao Ministério das Cidades em março – mês que marca os cinco anos do MCMV.

Nova Adega da Ponte

A Adega da Ponte entrará em cena novamente e grandes novidades lhe espera neste domingo (19) com o pleno funcionamento dessa excelente área de lazer e eventos.


A QUEM INTERESSAR POSSA

... de Bertoldt Brecht: "Há homens que lutam um dia e são BONS, há outros que lutam muitos DIAS e são muito BONS. Mas há os que lutam toda VIDA e estes são IMPRESCINDÍVEIS."

Por Alderi Dantas, 18/01/2014 às 21:00

0 Comentários:

Postar um comentário