04/01/2014

Bloco de notas

Publicado aos Sábados

A transição 2013/2014

O jornalista Agnelo Alves escreveu em seu espaço na Tribuna do Norte:

"2014 é o ano das eleições para presidente da República, governador do Estado, senador da República, deputados federais e estaduais. Em 2013, no cenário estadual, os candidatos às eleições majoritárias ainda não foram escolhidos, nem oficial nem oficiosamente. Um, tem partido próprio e resiste com o seu nome. Dois são os preferidos nas pesquisas. Um deles, entretanto, diz que não é e nem será candidato. Outro não diz que é e nem que não é, jogando também para o Senado. Existe quem esteja cotado como candidato, mas seu partido faz silêncio, embora não o desestimule. E assim a sucessão viajou de 2013 para 2014, mergulhada no mistério..."

Combustível

A gasolina automotiva vendida em todo o Brasil passou a ter terá menos enxofre desde o dia 1º de janeiro de 2014, o que reduzirá a emissão de poluentes pela frota que circula nas nossas ruas e estradas. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informa que atualmente a gasolina brasileira deve apresentar, no máximo 50mg/kg de enxofre total. Dessa forma, segundo a agência, a gasolina brasileira terá qualidade semelhante à dos Estados Unidos, Canadá e Europa.

Não aceitamos cheques

O aviso de que não aceita cheques já é encontrado na porta de muitos estabelecimentos comerciais e prolifera a cada dia. O fato vem mostrar que o uso de cheques está entrando em desuso em virtude, principalmente, do avanço do chamado dinheiro de plástico

Cheque sem fundo...

Mas a derrocada do cheque não se deve apenas aos novos meios eletrônicos. “A queda do uso do cheque é justificada também por apresentar inadimplência alta”, explica Fabio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio.
Para ele, daqui a 20 anos os cheques só existirão para negócios de alto valor.

Grupo Riachuelo

O plano de expansão da Riachuelo vai beneficiar diretamente o Rio Grande do Norte, a partir de 2014. O compromisso é do presidente do Grupo Riachuelo, Flávio Rocha, ao afirmar que o objetivo da empresa é criar 100 mil novos postos de trabalho em até quatro anos e focar a maior parte possível dos empregos no RN. Hoje, a Riachuelo possui 55 mil postos de trabalho, sendo 40 mil permanentes e 15 mil temporário. No entanto, há um plano para investimentos de R$ 2 bilhões nos próximos quatro anos para duplicar o número de lojas e triplicar o faturamento.

Restrições

De acordo com o calendário eleitoral, a divulgação de pesquisa só com o registro na Justiça Eleitoral. E o registro precisa seguir os requisitos da legislação e das resoluções do Tribunal Superior Eleitoral.

Outro informe importante: Neste ano, ao contrário de 2012, as enquetes sobre intenção de voto não estão autorizadas.

Mestrado

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) torna público o processo de inscrição entre os dias 06 e 24 de janeiro de 2014 para o Curso de Mestrado em Ciências Sociais e Humanas.

Estão sendo oferecidas 16 vagas distribuídas entre duas linhas de pesquisa: Linha 1: Linguagens, Memória e Produção de Saberes; e Linha 2: Cotidiano, Identidades e Subjetividades.

O edital pode ser acessado AQUI.

Participação feminina

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) irá se engajar na elaboração de uma campanha de incentivo a uma maior participação da mulher na política brasileira. Em reunião com a bancada feminina do Congresso Nacional, o presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, afirmou que, “se queremos realmente a política equilibrada, nós devemos abrir as portas para a participação feminina”. Em um ranking de 188 países, o Brasil ocupa a 156ª posição no que se refere à presença de mulheres no Poder Legislativo.

Nova Adega da Ponte

Depois do sucesso do primeiro Forró da Lua em dezembro, a Nova Adega da Ponte já anuncia as atrações do próximo evento do gênero. No dia 18 de janeiro tem Forró dos 3 e Pode Balançar.

Mas, grandes novidades estão sendo preparadas para o pleno funcionamento dessa excelente área de lazer e eventos.

A QUEM INTERESSAR POSSA

... de autor desconhecido: "Se quer mesmo ser feliz, vai ter que aprender a ignorar muita coisa."

Por Alderi Dantas, 4/01/2014 às 09:00

0 Comentários:

Postar um comentário