01/12/2013

# Dica da SEMANA

Poupe seu carro e dinheiro

Como todo equipamento, um carro exige alguns cuidados básicos para ter uma vida mais longa. Se forem bem tratados, os veículos atuais podem rodar por muitos anos sem maiores problemas. Além disso, essas medidas preventivas, além de representar economia e segurança, garantem a valorização de seu patrimônio na hora da revenda.

Lançando mão de recente reportagem publicada na revista VEJA, o blog indica, a seguir, SEIS VÍCIOS comuns que podem prejudicar a manutenção do CARRO.

1 – Uso da “banguela”

Descer uma ladeira em “ponto morto” ou na posição neutra para economizar combustível é uma ilusão. Evite, pois, essa prática (vício).

Nos veículos com injeção eletrônica (caso dos carros fabricados nos últimos 20 anos), a economia de gasolina ou álcool na “banguela” é um mito. Essa possibilidade foi sepultada junto com o uso de carburador. E, como o automóvel tende a ganhar velocidade em declives, o motorista necessita frear duramente no trajeto, desgastando os freios. E atenção, em caso de aquecimento excessivo, do óleo dos freios, estes podem até “falhar”. Portanto, a “banguela” não economiza combustível, provoca, sim, desgaste dos pneus e freios, podendo causar problemas.

é importante também saber que o corte de queima do combustível ocorre quando o motorista usa o freio-motor para desacelerar. Ou seja, descer engrenado, sim, economiza freios e combustível. Além disso, usar as marchas manuais do câmbio automático ajuda a reduzir a velocidade do veículo e a poupar combustível e o sistema de freios.

2 – Girar o volante com o carro parado

Ao iniciar uma manobra, o motorista desavisado gira o volante com o carro completamente parado. Essa prática é condenável, porque aumenta muito o atrito dos pneus com o solo, o que acelera o desgaste dos mesmos. O “vício” também pode afetar a caixa de direção, tanto nos veículos com direção mecânica, quanto naqueles com direção hidráulica ou elétrica. Um mínimo de movimento para frente ou de ré, é suficiente para reduzir o atrito dos pneus no solo.

3 – Cruzar lombada de viés

Atravessar uma “lombada” na diagonal força a carroceria e a suspensão do carro, em consequência da torção que provoca. Apesar dos veículos modernos apresentarem maior rigidez estrutural, o “vício” acima mencionado provoca rangidos e quebras de solda na carroceria. Dependendo da velocidade, o impacto em apenas uma das rodas danifica a suspensão do veículo. Reduza a velocidade e passe sobre a “lombada”, DE FRENTE !

4 – Dispensar os freios na subida

Manter o automóvel parado em “ladeira” sem usar o freio de mão ou, pior, evitar que o carro ande para trás controlando-o no jogo com os pedais da embreagem e acelerador, é altamente prejudicial, porque sobrecarrega a embreagem. Pior ainda é “segurar” o veículo pisando na embreagem e no acelerador. Essa prática reduz em até 50% a vida útil do conjunto ou queima o disco de embreagem. E ainda entra na conta do consumo desnecessário de combustível para evitar que toda aquela tonelada de carro se renda à força da gravidade. Portanto, acione o freio de mão ao parar em uma subida. Isso lhe ajuda a controlar a saída do carro e a evitar acidente.

5 – Transformar peças em apoio de pé e mão

Apoiar o pé na embreagem ou descansar a mão sobre a alavanca de câmbio é altamente danoso ao trabulador (sistema composto de molas e buchas, que liga a alavanca à caixa de câmbio). Apoiar o pé no pedal da embreagem mantém o sistema pré-acionado e gera atrito nos componentes do conjunto, forçando peças como o disco e o platô. Fabricado para rodar 100.000 quilômetros, o sistema pode acabar necessitando de troca aos 10.000 quilômetros.

Fique alerta: acione os pedais e a alavanca do câmbio apenas quando necessário.

6 – Esnobar o freio de mão

Aquele que dirige um carro automático pode se equivocar e não acionar o freio de mão ao estacionar, uma vez que o câmbio na posição “P”, no modo parkink, mantém o veículo parado.

Postado em 1º/12/2013 às 07:00

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