03/10/2013

Igreja católica celebra feriado dos Mártires de Uruaçu

Os católicos terão uma agenda cheia de missas e orações nesta quinta-feira (3), feriado estadual em homenagem aos mártires de Cunhaú e Uruaçu. A primeira celebração aconteceu às 7h da manhã, na comunidade de Uruaçu, no município de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal.

Um dos ápices da programação organizada pela Arquidiocese de Natal é o show do padre Reginaldo Manzotti, marcado para as 16h. A festa dos mártires, em Uruaçu, será encerrada com uma missa, às 18 horas, presidida pelo arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha. Outras celebrações serão realizadas às 10h e às 12h. No horário das 10h às 14h, haverá atendimento de confissões e adoração ao Santíssimo Sacramento.

Decreto

Os 30 Protomártires de Cunhaú e Uruaçu passam, a partir deste dia 3 de outubro, a ser venerados pelos católicos como Padroeiros do Rio Grande do Norte, e celebrados em todas as Igrejas e Capelas da congregação católica do Estado. O decreto de nº 7/2013 nesse sentido foi assinado pelo arcebispo metropolitano de Natal, dom Jaime Vieira Rocha.

Os mártires foram sacrificados e mortos pelos invasores holandeses em 16 de julho de 1645 por não abjurarem a fé católica, casos dos padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro e o leigo Mateus Moreira e mais 27 companheiros.

Informação publicada no site da Arquidiocese de Natal revela que para emitir o decreto, o arcebispo de Natal considerou alguns fatos, como a beatificação dos mártires, ocorrida em 5 de março de 2000, na praça de São Pedro, no Vaticano, pelo então papa João Paulo II, que os chamou de Protomártires do Brasil, reconhecendo-os como “os primeiros a testemunharem com o sangue em terras brasileiras a Fé em Cristo e o Amor à Igreja Católica”. Considerou ainda o reconhecimento pelos Bispos do Brasil da fidelidade do leigo Mateus Moreira à Santa Eucaristia, que rezou na hora do martírio “Louvado seja o Santíssimo Sacramento”, proclamando-o Padroeiro dos Ministros da Eucaristia no Brasil, em 2005. Além disso, considerou-se o fato de a data de 3 de outubro ser reconhecida por parte do poder público civil, através de lei estadual, como dia da Festa dos Protomártires do Brasil, um feriado estadual.

Por Alderi Dantas, 3/10/2013 às 07:38

0 Comentários:

Postar um comentário