19/10/2013

Bloco de notas

Publicada aos Sábados

Planos de saúde

Pesquisa realizada pela Associação Paulista de Medicina (APM), em parceria com o Datafolha mostra que tantos são os problemas e dificuldades enfrentados com planos de saúde no país que 30% dos usuários recorrem ao SUS (Sistema Único de Saúde) ou ao atendimento particular para receber cuidado médico adequado.

Entre os usuários, 79% relataram problemas. A Associação diz que, projetando-se a proporção para os 10,4 milhões de usuários, há 8,2 milhões de pessoas com queixas. 

Adeus a Brasília

Aos 32 anos, oito depois de chegar à Câmara dos Deputados para seu primeiro mandato - nas duas eleições, foi a parlamentar mais votada da história de seu estado, o Rio Grande do Sul -, Manuela D’Ávila (PCdoB) se retira ano que vem da trincheira nacional. Volta a Porto Alegre, onde perdeu no ano passado a eleição para a prefeitura, para tentar cadeira na Assembleia Legislativa.

Ela diz que cumpriu seu ciclo, que os protestos mexeram com seu desejo de ouvir de perto o grito das ruas e que não há desencanto, mas uma percepção bem explícita: existe uma limitação clara à aprovação da reforma política, para ela essencial ao combate à corrupção. Para Manuela, em Brasília se aprende que o tempo é o tempo da política, e cita a frase do poema "Nosso tempo", de Drummond, para explicar o que a move hoje: "Eu não sou as coisas e me revolto".

Redução

O IPI reduzido para carro zero pode ser prorrogado até março de 2014. A desoneração do tributo deveria terminar em dezembro próximo, mas o governo tende a atender o pleito da indústria automotiva. Uma preocupação a mais para estados e municípios que dependem do IPI mais alto para fortalecer o Fundo de Participação.

Sala de aula

Apesar de envolvido nas suas funções de reitor da Uern, Pedro Fernandes Ribeiro Neto, continua a ministrar aulas no curso de Ciência da Computação (sétimo período). É verdade que o contrário disso, não justificaria o título que ele tem de professor-doutor, mas fica o exemplo.

Novas Tecnologias

1. O Twitter agora tem um botão 'curtir' para chamar de seu. A estrelinha, que identificava e marcava os tweets 'favoritos', agora representa o verbo que foi imortalizado pelo Facebook. A mudança começou a ser percebida pelos usuários da rede na última quarta-feira (16).

2. O Windows 8.1, a primeira grande atualização do sistema operacional da Microsoft, chegou quinta-feira (17). Para consumidores que têm dispositivos com Windows 8 instalado, a atualização será gratuita via download, disponível na Windows Store. Além de oferecer mais opções de personalização, o Windows 8.1 trará de volta (parcialmente) o menu Iniciar.

3. O Facebook anunciou a desativação da função que permite que os usuários se ocultem dos demais membros da rede social. A função, que foi apelidada de capa da invisibilidade, não evitava que pessoas acessassem os perfis protegidos caso o usuário fosse marcado em um post ou imagem, mas impedia que o perfil fosse encontrado caso alguém digitasse o nome na barra de busca.

Cães e gatos

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através da Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental (Suvam), alerta a população para aproveitar a Campanha de Vacinação Antirrábica Canina/Felina, que será estendida até o próximo dia 30 em todo o RN, levando seus cães e gatos aos postos de vacinação. Qualquer dúvida ou necessidade de apoio pode-se entrar em contato com a Subcoordenadoria de Vigilância Ambiental da Sesap , por meio do número de telefone 84 3232 2584.

A QUEM INTERESSAR POSSA

... de Robin Williams: "Eu sempre achei que a pior coisa da vida era chegar ao fim dela sozinho. Hoje sei que, na realidade, a pior coisa é terminar a vida cercado de pessoas que fazem você se sentir sozinho."

Por Alderi Dantas, 19/10/2013 às 09:00

0 Comentários:

Postar um comentário