12/10/2013

Bloco de notas

Publicada aos Sábados

Revista

A mais nova edição da revista OESTE, do Instituto Cultural do Oeste Potiguar, produzida em homenagem ao Assu/RN, será lançada dentro da programação pelos 168 anos de emancipação política do município. O evento acontece no próximo dia 26, às 19h, no Cine Teatro Pedro Amorim.

A revista em sua 17ª edição traz muitas fotos e ilustrações da cidade e uma série de artigos sobre a economia do Vale do Açu e sobre a poesia de João Lins Caldas, de autoria dos professores Joacy Aquino, Raimundo Inácio, Maurício Miranda e Cássia Matos, respectivamente.
 
Volta às aulas

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) inicia nessa segunda-feira, 14 de outubro, as aulas do semestre letivo 2013.2.

A Administração Superior da UERN chama a atenção da comunidade estudantil para a alteração dos horários das aulas no período noturno que passa a ser das 18h50 às 22h20. A mudança atende requisitos do Ministério da Educação. Para não trazer prejuízo aos estudantes, a UERN enviou ofícios para as empresas de transporte público e também para as prefeituras.

Condenação

O ex-prefeito de Ipanguaçu José de Deus Barbosa Filho (Zé de Deus), foi mais uma vez condenado a ressarcir o erário público, além de ter se tornado inelegível por 08 (oito) anos. A sentença foi despachada pelo juiz Fabio de Oliveira Bezerra, na qual o ex-prefeito José de Deus figura como condenado no processo nº 15773920094058401, julgado na 11ª Vara da Justiça Federal de Assu.

O ex-gestor terá de pagar multa civil de 10 (dez) vezes o valor do salário que recebia como prefeito, que pode chegar a mais de R$ 100.000,00 (cem mil reais), além de devolver ao erário público integralmente os valores que foram acrescidos ao seu patrimônio em razão de licitações fraudulentas realizadas em sua gestão, o ex-mandatário, está proibido de participar de qualquer vinculo no poder público direta ou indiretamente durante cinco (05) anos.

Especulações

Nomes para governador do Rio Grande do Norte são muitos, mas estão faltando. Assim, as especulações sobre a sucessão governamental correm livre. Próprias da democracia, dizem os que especulam, e os que ouvem.

Da sua responsabilidade

Modelos climáticos apontam para uma elevação significativa da temperatura na América do Sul e cientistas dizem que humanidade tem 95% de responsabilidade sobre mudanças climáticas.

Segundo os dados preliminares, a projeção para o Brasil é de um aumento da temperatura média de 0,5°C (centro-sul) a 1,5°C (Norte, Nordeste e Centro-Oeste) no País até o final do século no cenário mais otimista de emissões de gases de efeito estufa; e de 3°C (sul e litoral do Nordeste) a 7°C (Amazônia) no pior cenário.

Também é provável (probabilidade de mais de 66%) que ondas de calor se tornem mais frequentes na Amazônia e no Nordeste. O relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC, na sigla em inglês) afirma ainda que é muito provável que o nível de precipitação vai subir na bacia do Prata e cair no Nordeste e na porção oriental da Amazônia.

Cidadania assuense

A Câmara Municipal do Assú outorgará vinte e dois (22) títulos de cidadão do Assu em cerimônia nessa terça-feira (15), a partir das 19h.

Desvio

O Ministério do Desenvolvimento Social apontou que 2.168 políticos que estão atualmente em exercício de mandato recebiam o benefício do programa Bolsa Família. A constatação do pagamento irregular foi feita após uma busca para identificar beneficiários que foram eleitos em 2012. 

Como não existia outra coisa a fazer, os benefícios foram cancelados. Fica a vergonha... para o Brasil e os brasileiros.

Rosalba inelegível

O juiz José Herval Sampaio Júnior, da 33ª Zona Eleitoral determinou a inelegibilidade por oito anos da governadora Rosalba Ciarlini. O magistrado considerou que um poço foi perfurado em uma comunidade com finalidades eleitoreiras, durante a campanha de 2012. Porém, a sentença não possui efeito imediato.

Os advogados que representam judicialmente a governadora Rosalba Ciarlini têm declarado que vão recorrer. Eles consideram incoerente a decisão do juiz José Herval Sampaio, porque o próprio magistrado teria comentado na sentença que a governadora não teve participação direta nos atos.

A QUEM INTERESSAR POSSA

... de O Pequeno Príncipe (@OPeqPrincipe): "Todas as pessoas grandes foram um dia crianças (mas poucas se lembram disso)."

Por Alderi Dantas, 12/10/2013 às 09:00

0 Comentários:

Postar um comentário