13/08/2013

Câmara aprova, em 1º turno, Orçamento Impositivo

A Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, nesta terça-feira (13), a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) do Orçamento Impositivo (565/06), que retira do governo federal a autonomia para escolher a quais emendas parlamentares irá liberar recursos orçamentários.

A aprovação foi por 378 votos a 48 e 13 abstenções, e antes de ser enviada ao Senado, precisa ser votada em segundo turno.

MUDANÇAS COM O ORÇAMENTO IMPOSITIVO

Verbas

Como é hoje - Todo parlamentar tem direito a designar até R$ 15 milhões em emendas ao Orçamento anual para obras em seu Estado de origem.

Como fica - A aprovação de emendas individuais ao Orçamento fica limitada a 1% da receita corrente líquida prevista na proposta de gastos da União. Por exemplo, considerando o Orçamento de 2013, o valor das emendas de cada parlamentar seria de R$ 10,4 milhões

Pagamento

Como é hoje - O governo não é obrigado a pagar todas as emendas e, frequentemente, usa a liberação de emendas em troca de apoio dos parlamentares.

Como fica - O valor integral será obrigatoriamente liberado pelo governo todos os anos, desde que a emenda atenda as áreas prioritárias determinadas pelo próprio Executivo

Fonte: Câmara dos Deputados

Por Alderi Dantas, 13/08/2013 às 23:05

0 Comentários:

Postar um comentário