20/05/2016

Ezequiel Ferreira, presidente da AL-RN, será julgado por corrupção passiva

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), por meio do Relator da ação penal nº 2015.001627-4, Desembargador Vivaldo Pinheiro, colocou em pauta para a sessão da próxima quarta-feira (25) o julgamento sobre o recebimento de denúncia oferecida à Justiça pelo Ministério Público Estadual em desfavor do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ezequiel Ferreira de Souza (PMDB).

Segundo denúncia do MP, ele teria participação no esquema descortinado pela Operação Sinal Fechado, que identificou um sistema fraudulento relativo à implantação do programa de inspeção ambiental veicular na frota de veículos em circulação no Estado do Rio Grande do Norte.

O MPRN ofereceu denúncia contra o parlamentar a partir das informações prestadas pelo colaborador George Anderson Olímpio Silveira, que é réu na ação penal resultante da Sinal Fechado que tramita na primeira instância.

George Olímpio confirmou ter ajustado o pagamento da quantia de R$ 300 mil reais com o Deputado Ezequiel Ferreira, a fim de que este votasse favoravelmente e intercedesse junto aos demais deputados na Assembleia Legislativa pela aprovação célere do projeto de Lei nº 213/09 (Programa de Inspeção e Manutenção de Veículos do Estado do Rio Grande do Norte).

Com a denúncia, o Ministério Público Estadual pede a condenação de Ezequiel Ferreira por corrupção passiva e consequente perda do cargo, mandato eletivo ou função pública, além da suspensão dos direitos políticos como efeitos da condenação.

Por Alderi Dantas, 20/05/2016 às 16:27

17/05/2016

São João do Assu completa 290 anos realizando uma grande festa em 2016

O município do Assu, no Rio Grande do Norte, com uma história que completa 290 anos realizando a festa de São João, sempre com uma vasta programação festiva reunindo muita alegria, fé e as melhores tradições juninas, viverá mais uma grande festa no ano de 2016.

O evento feito para comemorar o padroeiro do município São João Batista e as festas juninas compreenderá entre os dias 30 de maio e 24 de junho, além do toque da sanfona, comidas típicas, artesanato, quadrilhas juninas e grandes shows musicais.

A cidade neste período reveste-se completamente de alegria e muita devoção. As principais ruas e avenidas, repartições públicas e empreendimentos comerciais são decorados transformando o Assu em um imenso e colorido arraiá.

A estrutura em que se apresentarão as atrações musicais será montada na praça São João Batista, no espaço do anfiteatro Arcelino Costa Leitão – emoldurado pelo quadro da matriz e o Assu Antigo, com seus casarões seculares.

O evento é de forte potencial econômico, aquecendo a economia da cidade em vários setores: comércio, hotelaria, gastronomia e trabalhadores informais, que tem uma renda extra no período.

E para a festa ficar do jeito que todo mundo gosta, a prefeitura do Assu disponibilizará a população e visitantes acesso a todos os shows e apresentações culturais do São João do Assu com segurança e comodidade.

Por Alderi Dantas, 17/05/2016 às 21:00

16/05/2016

PSDC define metas para as eleições 2016 e oficializa apoio a pré-candidatura de Patrício Júnior à Prefeitura de Assu

O Partido Social Democrata Cristão em Assú – PSDC/Assu, promoveu sábado (14) a sua primeira reunião de planejamento e metas para as eleições de 2016 e, ainda, dialogou sobre as pré-candidaturas do partido à câmara municipal, como também estabeleceu um diálogo de apoio nesta eleição a pré-candidatura de Patrício Junior à prefeitura do Assu.

A reunião do Partido Social Democrata Cristão em Assu – PSDC/Assu, foi de casa cheia, muita alegria e disposição. Presente ao momento, o vice presidente nacional e presidente estadual do PSDC, Joanilson de Paula Rêgo, incentivou a prática da boa política, que serve como instrumento transformador na vida das pessoas e disse que o PSDC estadual está muito feliz com o passo dado na noite do último sábado (14) para a caminhada rumo as eleições de 2016 e, acrescentou que a parceria era firmada pelo bem do povo do Assu.

Tendo como presidente da executiva municipal de Assu a pré-candidata à vereadora, Delkiza Cavalcante, o PSDC, de Assu, iniciou sua caminhada referendo que o Partido constitui, plenamente, o ideal, a vontade e o sonho de nosso povo de construir um Assu cada vez melhor, uma sociedade verdadeiramente justa, solidária e livre de oligarquias. O presidente de Honra do PSDC de Assu, ex-deputado estadual Paulo Montenegro, reforçou que neste pleito não tinha nada contra ninguém, mas tudo por Assú. E acrescentou que “assim estava ali”.

A presidente estadual do PSDC Mulher, Sandra Moreira Moura, destacou que tem a certeza de que o partido em Assu representado por Delkiza Cavalcante fará um trabalho grandioso que nunca mais será esquecido. Ivan Junior, representando o PROS, traçou um perfil mostrando que Delkiza Cavalcante é uma pessoa comprometida com o melhor, capaz de levar novas ideias, projetos que venha contribuir com o desenvolvimento do município do Assu e, que atende a necessidade de uma Câmara Municipal sintonizada com a nova era. O momento contou ainda com a representação partidária do PSB, Breno Lopes.

O pré-candidato à prefeitura do Assu, Patrício Júnior, no seu pronunciamento pontuou a importância de trabalhar a política voltada para o respeito e a seriedade, destacando que não é todo mundo que tem coragem de fazer essa diferença e, por isso, se mostrava um grande torcedor do projeto político de Delkiza Cavalcante.

Por Alderi Dantas, 16/05/2016 às 19:38

02/05/2016

Semana de História do Campus de Assu debate sobre as comunidades indígenas e quilombolas

O Campus Avançado Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Assu, através do Departamento de História promove no período de 10 a 12 de maio a VI Semana de História.

O evento tem como tema “Comunidades indígenas e quilombolas no Rio Grande do Norte: outras narrativas” e se propõe a discutir questões que estão na intersecção entre a história, a educação e os direitos sociais, de forma especial, àqueles relacionados aos ameríndios e afro-brasileiros,.

Para a discussão foram convidados representantes e militantes indígenas, moradores de comunidades indígenas e quilombolas do Estado, pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento: História, Filosofia, Antropologia e Educação.

A Semana inclui a realização de minicursos, exposições, conferências e mesas-redondas. As inscrições para o evento continuam abertas.

Por Alderi Dantas, 2/05/2016 às 11:21