31/03/2015

Prefeitura do Assu credencia fornecedores para atendimento ao programa ‘Vale Cidadão’

A prefeitura do Assu publicou aviso de chamada pública visando o credenciamento de pessoas jurídicas para o fornecimento de gêneros alimentícios, produtos de higiene pessoal e de limpeza doméstica em atendimento ao programa ‘Vale Cidadão’.

A entrega da documentação exigida no edital 022/2015 pode ser realizada junto à comissão de licitação instalada no centro Administrativo da prefeitura do Assu até o próximo dia 09 de abril.

O programa ‘Vale Cidadão’ está inserido dentro do conjunto de políticas trabalhadas pela prefeitura do Assu por meio da secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação no atendimento voltado as famílias em condição de vulnerabilidade social.

Informações no tocante ao referido credenciamento podem ser obtidas também pelos telefones (84) 3331-2121/ 2122/ 1987/ 2321.

Por Alderi Dantas, 31/03/2015 às 21:27

Fórum discute propostas para minimizar problemas no sistema prisional do RN

O governador Robinson Faria recebeu em audiência, no início nesta terça-feira (31), o Fórum Permanente de Discussão do Sistema Prisional do Rio Grande do Norte, formado por membros do Poder Judiciário Estadual, Conselho Penitenciário do RN, Defensoria Pública Estadual, entre outras instituições. Na ocasião, foi entregue ao líder do executivo um documento com 30 tópicos, pensados para solucionar a crise no sistema.

Robinson Faria se prontificou a analisar item a item e realçou que atuará junto ao Fórum. “Vamos manter este trabalho para que, até o fim de nossa gestão, a gente consiga implantar uma nova cultura de cidadania. Repensamos o sistema juntos e vamos agir juntos também”, destacou.

O fórum também apresentou ao governador um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que solicita ao governador a criação de um cronograma de ações para a ampliação no número de vagas do sistema carcerário.

Por Alderi Dantas, 31/03/2015 às 20:08 -  Foto: ASSECOM/RN/Demis Roussos 

Lei Câmara Cascudo: Governo publica renúncia fiscal de R$ 6 milhões

O Governo do Estado do RN reservou o valor de R$ 6 milhões à concessão de incentivos fiscais para financiamento de projetos culturais em 2015. Para serem beneficiados, os produtores precisam inscrever projetos de acordo com regulamento da Lei Câmara Cascudo de Incentivo à Cultura, comandada pela Fundação José Augusto.

O cadastramento de projetos será realizado em duas etapas: de 1° de abril a 15 de junho e de 15 de julho até 15 de setembro.

Em seguida, a comissão gestora da Lei seleciona as propostas aptas a captação dos recursos. Para efetivar os projetos é preciso ainda conseguir empresas patrocinadoras, que acreditem no potencial artístico-cultural do Rio Grande do Norte. As empresas podem aplicar 2% do seu ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação) em Cultura.

Por Alderi Dantas, 31/03/2015 às 19:44

30/03/2015

OAB-RN debate reforma política democrática e eleições limpas em Assu

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), por meio da Seccional do Rio Grande do Norte e Subseccional de Assu, realiza na próxima quarta-feira, dia 01 de abril, às  19h30, debate sobre a reforma política democrática e eleições limpas, o evento aberto a toda comunidade será realizado no auditório do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

A OAB compõe a linha de frente da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, movimento que é formada hoje por 103 entidades e movimentos sociais do Brasil, dentre elas a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG).

Os pontos principais da proposta de reforma defendida pela Coalizão são: proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do financiamento democrático de campanha, eleições proporcionais em dois turnos, paridade de gênero na lista pré-ordenada e o fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes.

Em todo o País, os integrantes e simpatizantes da Coalizão mobilizam-se para a coleta de assinaturas.Os interessados em contribuir com o movimento devem acessar AQUI que contem todas as informações necessárias, além do calendário dos eventos de mobilização.

Por Alderi Dantas, 30/03/2015 às 20:25

Secretário de Saúde discute reestruturação do Hospital Regional do Assu

O secretário de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte, Ricardo Lagreca, esteve em reunião na manhã desta segunda-feira (30), em seu gabinete, com o prefeito de Assu, Ivan Lopes Júnior, a secretária municipal de saúde, Lucianny Guerra e representantes da Prefeitura do Assu, discutindo a reestruturação do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos.

No encontro com o secretário várias reivindicações foram colocadas em relação à infraestrutura da unidade e também quanto a assistência a ser prestada pela Sesap para o devido funcionamento do hospital Nelson Inácio dos Santos.

Por Alderi Dantas, 30/03/2015 às 19:50 -  Foto: ASCOM/SESAP 

Paróquias de Assu abrem programação da Semana Santa

As paróquias de São João Batista (Centro) e Beata Lindalva e São Cristovão (Cohab), em Assu, abriram neste domingo (29), oficialmente a Semana Santa com o “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor”. A programação segue até o dia 05 de abril.

Paróquia de São João Batista

Dia 30/03 (segunda-feira)
06h - Ofício Divino; 07h - Confissões Individuais

Dia 31/03 (terça-feira)
06h - Ofício Divino; 08h15 - Confissões Individuais; 17h30 - Celebração Eucarística; e, 19h30 - Celebração Penitencial.

Dia 01/04 (quarta-feira)
06h - Ofício Divino; 08h15 - Confissões Individuais; e, 17h30 - Celebração Eucarística.

Dia 02/04 (quinta-feira)
06h - Ofício Divino; e, 19h30 - Celebração da Ceia do Senhor;

Dia 03/04 (sexta-feira da Paixão)
06h - Ofício Divino; 08h - Adoração ao Santíssimo Sacramento, na Sacristia; 16h - Ato Litúrgico da Paixão e Morte do Senhor Jesus Cristo; 19h - Via Sacra (homens saindo do Cemitério de São Vicente de Paula, no IPE; e, Mulheres saindo do bairro Vertentes e da capela de São Tarcísio).

Dia 04/04 (sábado de Aleluia)
06h - Ofício Divino; e, 19h00 - Vigília Pascal.

Dia 05/04 (domingo da Páscoa)
06h15 e 19h30 - Celebrações Eucarística.

Paróquia da Bem-Aventurada Lindalva e São Cristóvão

Dia 30/03 (segunda-feira)
08h30 - Visitas a idosos e enfermos (Cohab e Frutilândia), com os padres Belarmino e Luiz Alípio e ministros extraordinários da eucaristia; 19h30 - Celebração Penitencial na matriz da Beata Lindalva e São Cristovão (Pe. Belarmino, scj) e na capela de São José no bairro Frutilândia (Pe. Luiz Alipio, scj); 20h30 – Confissão particular na Igreja Matriz e na capela de São José.

Dia 31/03 (terça-feira)
08h30 - Visitas a idosos e enfermos (Cohab e Frutilândia); 15h às 17h - Confissão na Igreja Matriz (Cohab) e na capela de São José (Frutilândia); 19h30 – Confissão na capela de São José ((Frutilândia) e Missa na Igreja Matriz (Cohab), seguida de confissão.

DIA 01/04 (Quarta-feira)
08h30 - Visitas a idosos e enfermos (Cohab e Frutilândia); 15h às 17h - Confissão na Igreja Matriz (Cohab) e na capela de São José (Frutilândia); e, 19h30 – Via Sacra, na Igreja Matriz (Cohab) e na Capela de São José (Frutilândia).

DIA 02/04 (Quinta-feira)
19h30 – Celebração da Ceia do Senhor, na Igreja Matriz - Cohab (Pe. Belarmino, scj) e na Capela de São José - Frutilândia (Pe. Luiz Alípio. scj). Na Matriz, após a celebração teremos Adoração ao Santíssimo, até às 22h.

DIA 03/04 (Sexta-feira)
08h30 às 11h - Confissão na Igreja Matriz - Cohab (Pe. Belarminio e Pe. Luiz Alípio); 07h às 16h – Adoração ao Santíssimo na Igreja Matriz - Cohab; 16h – Celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo, na Igreja Matriz (Pe. Belarmino, scj) e na Capela de São José - Frutilândia (Pe. Luiz Alípio, scj)

DIA 04/04 (Sábado)
19h30 – Vigília Pascoal – Capela de São José _Frutilândia (Pe. Luiz Alípio, scj); e, 20h – Igreja Matriz (Pe. Belarmino, scj).

DIA 05/04 (Domingo da Ressurreição)
08h30 – Feliz Assu (Padre Belarmino,scj) e Parati 2000 (Padre Luiz Alípio, scj); 10h – Dom Eliseu (Padre Luiz Alípio, scj); 17h30 – Igreja Matriz - Cohab (Padre Belarmino, scj); e 19h30 – Capela São José - Frutilândia (Padre Luiz Alípio, scj).

Por Alderi Dantas, 30/03/2015 às 00:39

27/03/2015

Inter TV Costa Branca tem sinal liberado

O Rio Grande do Norte ganhará nesta sexta-feira (27), às 19h, mais uma emissora de televisão. A Inter TV Costa Branca, sediada em Mossoró, será a segunda afiliada Globo no RN e alcançará com uma programação exclusiva 123 municípios das regiões Oeste e Seridó, entre eles: Assu, Caicó, Pau dos Ferros, Currais Novos e Nova Cruz.

A veiculação do RNTV 2ª Edição produzido e gerado nos estúdios da Inter TV Costa Branca, marcará o início das operações da emissora, montada num empreendimento de mais de 1,5 mil metros quadrados na segunda maior cidade do RN.

Quatro novas atrações estreiam com a inauguração da Inter TV Costa Branca. No sábado, será exibido o programa Resenhas do RN, às 8h, com foco na análise do presente, passado e futuro do estado. Já o Rota Inter TV a partir das 14h, focará no potencial turístico do Rio Grande do Norte com enfoque no turismo regional. Também aos sábados, às 14h40, o Digaí voltado para o público jovem.

Por Alderi Dantas, 27/03/2015 às 13:40

25/03/2015

“O Mala da Arte” comemora o dia mundial do Teatro em Assu

“O Mala da Arte”, espetáculo encenado pelo Grupo de Teatro Cactus, estará no palco do Cine Teatro Pedro Amorim, em Assu, na próxima sexta-feira, 27, data em que comemora-se oficialmente o dia mundial do Teatro. A apresentação terá início às 19h30 e a entrada é gratuita.

A peça teatral “O Mala da Arte” tem texto de Júnior Santos e relata a história de Pedro Malazarte (Walber Fersan) e Foquito (Jobielson Silva), moradores do nordeste brasileiro e reúne as manifestações de criatividade dos brincantes populares do Brasil, simbolicamente representados por: Sebastião do Congo de Saiote; Chico Daniel do João Redondo, Shicó do Mamulengo, Faísca do Pastoril Sempre–Vivo; Chico Antônio do Coco de Ganzá; Antônio Ladeira do Boi de Reis Tradição e Amir Haddad do Teatro de Rua brasileiro.

A encenação tem a direção de Jobielson Silva e Sidclei Costa e no elenco os artistas assuenses: Joalisson Silva, Tálita Cunha, Yamara Santos e Walber Fersan.

A ideia do Cine Teatro Pedro Amorim, órgão ligado a prefeitura do Assu e do Grupo de Teatro Cactus, é comemorar o dia mundial do Teatro e homenagear a todos que fazem teatro na cidade.

Por Alderi Dantas, 25/03/2015 às 17:30

23/03/2015

Assu recebe 3ª edição da ‘Jornada Internacional Paulo Freire do Vale do Açu’

Começa na próxima segunda-feira (30), às 8h, a 3 edição da ‘Jornada Internacional Paulo Freire do Vale do Açu’. O evento terá a duração de dois dias e será realizado no Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Assu.

A programação tem como objetivo promover o debate acerca do trabalho pedagógico desenvolvido nos espaços escolares, envolvendo a comunidade escolar, professores, diretores, alunos e demais profissionais da área. A jornada receberá entre outros palestrantes a professora Rosa Madeira, da Universidade de Aveiro/Portugal.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas na Regional do Sinte de Assu, localizada na rua 11 de agosto.

Informações podem ser obtidas pelos números (84) 3331-2735/9991-1739. A programação completa pode ser conferida AQUI.

Por Alderi Dantas, 23/03/2015 às 22:10

Ex-prefeito de Macau, Flávio Veras, é preso acusado de fraude na contratação de bandas para o carnaval

O ex-prefeito de Macau, Flávio Veras, foi preso na manhã desta segunda-feira (23) por suspeita de participar de um esquema de fraude na contratação de bandas para o carnaval no município. Ele é investigado na operação Máscara Negra, que apura o uso de recurso públicos de forma ilegal para realização de shows artísticos.

Veras havia sido denunciado pelo MP no mês passado junto com outras nove pessoas supostamente envolvidas no esquema. A suspeita é que eles tenham desviado mais de R$ 1,2 milhão no carnaval de 2011 em contratações de bandas, sem licitação, com valores superfaturados.

A prisão foi coordenada pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Rio Grande do Norte. Também com força de ordem judicial, o chefe de gabinete da prefeitura de Macau, Francisco de Assis Guimarães, foi afastado do cargo.

OPERAÇÃO

A operação Máscara Negra foi deflagrada em abril de 2013 e cumpriu mandados de prisão, de busca e apreensão, de bloqueio de bens e de afastamento das funções públicas em pelo menos 12 estados. Segundo o Ministério Público, o superfaturamento na contratação de artistas para o carnaval em cidades do interior do RN chegava a 400%.

Por Alderi Dantas, 23/03/2015 às 13:03 - Com informações do Ministério Público-RN 

Uern dá início ao primeiro semestre letivo de 2015

Nesta segunda-feira (23), está começando o semestre letivo 2015.1 da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). Ao todo são mais de 10 mil estudantes que retomarão os estudos nos seis campi e 11 Núcleos Avançados da Uern. Desse total, mais de 1.200 são alunos novatos, selecionados para ingresso no primeiro semestre de 2015, através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), no total de 693 alunos, e pelo Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2015), num total de 523 estudantes.

Para recepcionar os novos estudantes, a Universidade realizará, durante a semana, o Simpósio de Ambientação Acadêmica (Samba), quando o reitor Pedro Fernandes apresentará a equipe de gestão e quando acontecerá um momento de perguntas e respostas aos setores transversais da Uern: Diretoria de Assistência Estudantil (Dae), Diretoria de Apoio à Inclusão (Dain), Diretoria de Internacionalização (Daint) e o Diretório Central dos Estudantes (DCE), além de uma apresentação cultural.

O simpósio acontece nesta segunda-feira, dia 23, no Campus Central, em Mossoró; no dia 27, no Campus Avançado de Assu (foto); no dia 30, em Caicó; dia 6 de abril, no Campus Avançado de Natal; no Campus Avançado de Pau dos Ferros, no dia 8 de abril; e será realizado pela última vez no dia 10 de abril, no Campus Avançado de Patu.

Os alunos participantes receberão certificado com hora/aula.

Por Alderi Dantas, 23/03/2015 às 01:36 -  Foto: Fiquesabendoassu.com 

22/03/2015

ARTIGO

Uma experiência de choque: o encontro com José Mujica

Por Leonardo Boff - Teólogo, escritor e professor universitário, expoente da Teologia da Libertação no Brasil. Foi membro da Ordem dos Frades Menores

Participando de um congresso ibero-americano sobre Medicina Familiar e Comunitária, realizado em Montevidéu dos dias 18 - 22 de março, tive a oportunidade sempre desejada de um encontro com o ex-presidente do Uruguai José Mujica. Finalmente foi possível, no dia 17 de março, por volta das 16 horas. Tal encontro deu-se em sua chácara, nos arredores da capital Montevidéu.

Encontramos uma pessoa que, vendo-a e ouvindo-a, somos imediatamente remetidos a figuras clássicas do passado, como Leon Tolstoi, Mahatma Gandhi e até com Francisco de Assis. Aí estava ele, com sua camisa suada e rasgada pelo trabalho no campo, com uma calça de esporte muito usada e sandálias rudes, deixando ver uns pés empoeirados como quem vem da faina da terra.

Vive numa casa humilde e ao lado, o velho fusca que não anda mais que 70 km a hora. Já lhe ofereceram um milhão de dólares por ele; rejeitou a oferta por respeito ao velho carro que diariamente o levava ao palácio presidencial e por consideração do amigo que o havia dado de presente. Rejeita que o considerem pobre. Diz: "não sou pobre, porque tenho tudo o que preciso para viver; pobre não é não ter; é estar fora da comunidade; e eu não estou".

Pertenceu à resistência à ditadura militar. Viveu na prisão por treze anos e por um bom tempo dentro de um poço, coisa que lhe deixou sequelas até os dias de hoje. Mas nunca fala disso, nem mostra o mínimo ressentimento. Comenta que a vida lhe fez passar por muitas situações difíceis; mas todas eram boas para lhe dar sábias lições e por fazê-lo crescer.

Conversamos por mais de uma hora e meia. Começamos com a situação do Brasil e, em geral da América Latina. Mostrou-se muito solidário com Dilma, especialmente em sua determinação de cobrar investigação rigorosa e punição adequada aos corruptos e corruptores do caso penoso da Petrobras. Não deixou de assinalar que há uma política orquestrada a partir dos Estados Unidos de desestabilizar governos que tentam realizar um projeto autônomo de país. Isso está ocorrendo no Norte da Africa e pode estar em curso também na América Latina e no Brasil. Sempre em articulação com os setores mais abastados e poderosos de dentro do país que temem mudanças sociais que lhes podem ameaçar os privilégios históricos.

Mas a grande conversa foi sobre a situação do sistema- vida e do sistema-Terra. Aí me dei conta do horizonte vasto de sua visão de mundo. Enfatizava que a questão axial hoje não reside na preocupação pelo Uruguai, seu país, nem por nosso continente latino-americano, mas pelo destino de nosso planeta e do futuro de nossa civilização. Dizia, entre meditativo e preocupado, que talvez tenhamos que assistir a grandes catástrofes até que os chefes de Estado se deem conta da gravidade de nossa situação com o espécie e tomar medidas salvadoras. Caso contrário, vamos ao encontro de uma tragédia ecológico-social inimaginável.

O triste, comentava Mujica, é perceber que entre os chefes de Estado, especialmente, das grandes potências econômicas, não se verifica nenhuma preocupação em criar um gestão plural e global do planeta Terra, já que os problemas são planetários. Cada país prefere defender seus direitos particulares, sem dar-se conta das ameaças gerais que pesam sobre a totalidade de nosso destino.

Mas o ponto alto da conversação, sobre o qual pretendo voltar, foi sobre a urgência de criarmos uma cultura alternativa à dominante, a cultura do capital. De pouco vale, sublinhava, trocarmos de modo de produção, de distribuição e de consumo se ainda mantemos os hábitos e "valores" vividos e proclamados pela cultura do capital. Esta aprisionou toda a humanidade com a ideia de que precisamos crescer de forma ilimitada e de buscar um bem estar material sem fim. Esta cultura opõe ricos e pobres. E induz os pobres a buscarem ser como os ricos. Agiliza todos os meios para que se façam consumidores. Quanto mais são inseridos no consumo, mais demandas fazem, porque o desejo induzido é ilimitado e nunca sacia o ser humano. A pretensa felicidade prometida se esvai numa grande insatisfação e vazio existencial.

A cultura do capital, acentuava Mujica, não pode nos dar felicidade, porque nos ocupa totalmente, na ânsia de acumular e de crescer, não nos deixando tempo de vida para simplesmente viver, celebrar a convivência com outros e nos sentir inseridos na natureza. Essa cultura é anti-vida e anti-natureza, devastada pela voracidade produtivista e consumista.

Importa viver o que pensamos, caso contrário, pensamos como vivemos: a espiral infernal do consumo incessante. Impõe-se a simplicidade voluntária, a sobriedade compartida e a comunhão com as pessoas e com toda a realidade. É difícil, constatava Mujica, construir as bases para esta cultura humanitária e amiga da vida. Mas temos que começar por nós mesmos.

Eu comentei: "o Sr. nos oferece um vivo exemplo de que isso é possível e está no âmbito das virtualidades humanas". No final, abraçando-nos fortemente, lhe comentei: "digo com sinceridade e com humildade: vejo que há duas pessoas no mundo que me inspiram e me dão esperança: o Papa Francisco e Pepe Mujica". Nada disse. Olhou-me profundamente e vi que seus olhos se emudeceram de emoção.

Sai do encontro como quem viveu um choque existencial benfazejo: me confirmou naquilo que com tantos outros pensamos e procuramos viver. E agradeci a Deus por nos ter dado um pessoa com tanto carisma, tanta simplicidade, tanta inteireza e tanta irradiação de vida e de amor.

- Artigo publicado em 22 de março de 2015. Disponível em http://www.jb.com.br/leonardo-boff/noticias/2015/03/22/uma-experiencia-de-choque-o-encontro-com-jose-mujica/

21/03/2015

Bloco de notas

Publicado aos Sábados

Sua comunicação. Nosso negócio

Você já teve a sensação de que grande parte dos seus clientes começaram a te ignorar?

Como você se sentiu? Desespero? Medo?

Na verdade fiquei pensando se seria bom ou ruim falar que outros profissionais e empresas passam pelo mesmo, mas independente disso, a parte boa é que existem estratégias para te ajudar a resolver esse tipo de questão.

Este sentimento de abandono que me refiro, geralmente ocorre quando uma marca só faz auto promoção dos seus produtos e/ou serviços, e não se preocupam com o que as pessoas realmente querem.

– Ficou interessado em como evitar a dor de ser esquecido pelo cliente? Ótimo, temos o maior prazer em compartilhar ideias e resultados. Dialogue com a AD Comunicação Integrada: 84 9919 4360 (Alderi Dantas).

Capacitação

A secretária de Desenvolvimento Social e Habitação da prefeitura do Assu, Delkiza Cavalcante (a direita na foto), participou na última quarta-feira (18), em Mossoró, da primeira etapa da capacitação promovida pela Sethas-RN e o Ministério Público visando a elaboração do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo.

Delkiza esteve acompanhada de membros da equipe de trabalho (Renilda e João Belarmino). 

Os planos municipais devem seguir as diretrizes do Plano Nacional de Atendimento Socioeducativo-2014-2023 cujo objetivo é garantir a qualidade do atendimento socioeducativo às crianças e adolescentes com medidas sociais e de prevenção.

O gol é seu, o gol é meu, o gol é nosso (XVIII)

Ciro Gomes, irmão mais velho do ex-ministro da Educação, Cid Gomes, ambos do Pros, compartilhou no seu perfil pessoal no Facebook uma página que exige a renúncia do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB).

A página foi criada logo após Cid ter entregado o cargo à presidente Dilma Rousseff. O movimento tem o nome "Eu exijo a renúncia de Eduardo Cunha".

"Se o Cid saiu por falar a verdade, então como pode alguém envolvido no escândalo da Lava Jato presidir a Câmara dos Deputados do Brasil", informa uma descrição curta sobre a página.

Entre as postagens, tem uma como título "As aventuras de Eduardo Cunha, dono do balcão de negócios da Câmara", que fala sobre os inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) contra Eduardo Cunha.

Cid e Ciro Gomes estão evitando dar entrevistas nos últimos dias. Na manhã de quarta-feira (18/03), mesmo dia da ida de Cid ao Congresso Nacional, Ciro falou com o blogueiro cearense Eliomar de Lima. Antecipou a possível saída do irmão do ministério, o que aconteceria horas depois.

Perguntado se o irmão deveria confirmar ou pedir desculpas por ter dito que havia "300,400 achacadores no Congresso", Ciro respondeu: "Eu acho que ele tem que afirmar o que disse. Explicar porque disse isso e voltar para casa serenamente".

Cid Gomes foi convocado para prestar esclarecimento no plenário da Casa, após declarar que havia "400, 300 achacadores" do governo na Câmara.

Já sobre o governo da presidente Dilma, Ciro disse: "Qualquer governo que não queira cair tem prestar atenção com muita humildade ao recado das ruas. Não adianta separar que foi eleitor adversário - tem também - que foi eleitor da direita, da esquerda - também tem. O que é preciso entender é que jamais se viu multidões desse tamanho se movimentarem se não houver uma razão real. E essas razões reais o governo precisa ter a sensibilidade, a modéstia, a sensibilidade e a competência para entender", aconselhou.

Para ele, o pacote anticorrupção "passa longe do que importa". Na avaliação de Ciro, a economia é o ponto em questão e disse que a moeda brasileira está "derretendo" diante das moedas internacionais.

"Essas razões reais o governo Dilma precisa ter sensibilidade, modéstia, humildade e a competência para entender, para evitar a repetição delas."

Ciro disse ainda que mudanças sérias na economia brasileira precisam ser realizadas e não "o lançamento de um pacote de bondades". Segundo ele, a recessão é um ameaça ao empreendedor e daqui a pouco, avançará sobre o nível de emprego do País. "A inflação está aí e isso é um quadro muito preocupante", advertiu.

Retração Orçamentária

Depois de experimentarem um ‘boom’ nas vendas entre os anos 2010 e 2012, os sites de compras coletivas vivenciam, agora, um momento de retração. Um estudo feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pelo portal de educação financeira “Meu Bolso Feliz” revelou que os consumidores de compras coletivas reduziram a frequência de consumo em 20141. Os bens duráveis são o principal corte do orçamento: quase metade das famílias acha que é um mau momento para adquirir bem durável agora.

Reconstrução

O Governo do Rio Grande do Norte por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura – SIN e a empresa LMX Empreendimentos EIRELI - assinaram nesta sexta-feira (20) o contrato e a ordem de serviço para a execução dos trabalhos de recuperação emergencial de estabelecimentos prisionais que foram danificadas pelos presos em rebelião no início desta semana.

Neste sábado (21) e domingo (22), equipes da Secretaria de Estado da Infraestrutura, da Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania e a empresa contratada irão trabalhar vistoriando as unidades prisionais da Grande Natal e do interior, definindo equipes de trabalho, plano de segurança e logística, para logo em seguida iniciar os serviços.

Chuvas

As chuvas ocorridas até o momento no Nordeste mostram um comportamento abaixo do normal, e para o restante do período – março, abril e maio- , as chuvas deverão continuar a mostrar um comportamento variando de normal a abaixo do normal. A previsão é dos meteorologistas do Nordeste que estiveram reunidos nesta sexta-feira (20), em Recife, com a presença do gerente de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bristot.

Essa previsão, segundo Gilmar Bristot, é resultante das condições predominantes nos oceanos, principalmente no oceano Atlântico que tem apresentado um comportamento pouco favorável para a ocorrência de chuvas sobre a região Nordeste do Brasil.

RETWEETANDO

"No Brasil, o absurdo perdeu a modéstia"(Nelson Rodrigues) - melhor definição da sessão da Câmara que pediu a cabeça de ministro por 1 palavra., por Ana Ximenes‏@AnaXimenesReal

“Passei toda a manhã de hj lendo 1964 golpe midiático-civil-militar, do Juremir Machado. De uma atualidade assustadora.”, por Mineiro13 @mineiropt13

– “Cid Gomes fez na Câmara o que a maioria dos brasileiros gostaria de fazer, inclusive a presidente Dilma.”, por Ailton Medeiros @blogdoailton

Aeroporto

O comandante da Primeira Força Aérea (I FAE), o Brigadeiro Hudson Costa Potiguara, detalhou ao Governador Robinson Faria a proposta de utilização do Aeroporto Internacional Augusto Severo (Parnamirim), desativado desde o início das operação do Aeroporto Aluízio Alves (São Gonçalo do Amarante).

A proposta acata uma sugestão do próprio chefe do Executivo Estadual para que o uso do Aeroporto localizado em Parnamirim contemple a criação de um Centro de Convenções e um Centro Cultural.

A QUEM INTERESSAR POSSA

... de Chico Xavier: "Aos outros, eu dou o direito de ser como são; a mim, dou o dever de ser cada dia melhor."

Por Alderi Dantas, 21/03/2015 às 21:00

20/03/2015

Coalizão pela Reforma Democrática e Eleições Limpas intensifica atividades no RN

O Comando da Coalizão pela Reforma Democrática e Eleições Limpas, capitaneado pelo Juiz de Direito e Juiz Eleitoral Herval Sampaio (foto) no Rio Grande do Norte, intensifica as atividades de divulgação do movimento e coleta de assinaturas, com a realização de diversos eventos na Capital e interior do Estado.

A Coalizão pela Reforma Democrática e Eleições Limpas é um movimento iniciado com o objetivo de propor e defender uma reforma política democrática, e conta com a participação de várias instituições da sociedade civil, dentre elas a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN).

A proposta de reforma defendida pela Coalizão é baseada em cinco pontos:
a) Proibição do financiamento de campanha por empresas e adoção do Financiamento Democrático de Campanha;
b) Eleições proporcionais em dois turnos;
c) Paridade de gênero na lista pré-ordenada;
d) Fortalecimento dos mecanismos da democracia direta com a participação da sociedade em decisões nacionais importantes;
e) Fim da reeleição no Executivo.

Em todo o País, os integrantes e simpatizantes da Coalizão mobilizam-se para a coleta de assinaturas.Os interessados em contribuir com o o movimento devem acessar o site (AQUI), que contem todas as informações necessárias, além do calendário dos eventos de mobilização.

Por Alderi Dantas, 20/03/2015 às 20:25

Escolas públicas no RN na mira dos MPs

O município de Cerro Corá foi o escolhido pelos Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público do Estado (MPRN) para a realização da primeira audiência pública do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) no Rio Grande do Norte. O evento, realizado quinta-feira (19), superlotou o auditório da Câmara Municipal.

Foram discutidas as possíveis soluções para os problemas registrados em visitas realizadas pelos representantes do MPF e MPRN a 17 escolas municipais e estaduais localizadas no município, nos dois dias anteriores à reunião, além de questionários já aplicados aos profissionais envolvidos com a educação na cidade, com presença do prefeito “Novinho” Borges; do secretário municipal de Educação, Adevaldo Oliveira; e da representante da Secretaria Estadual de Educação, Maria do Carmo Freire; além de aproximadamente 70 professores, diretores, conselheiros escolares, vereadores e estudantes.

O procurador Bruno Lamenha apresentou um breve relatório com informações sobre as verbas repassadas pela União para a educação em Cerro Corá e confrontou os dados com os problemas encontrados nas escolas. “Um deles é a merenda, as crianças estão recebendo leite com biscoito, sem direito sequer a uma carne ou uma verdura”, lamentou.

Ele criticou a situação desoladora que as escolas rurais vivem e apontou problemas como a existência de banheiro sem água encanada, onde alunos lavam as mãos em um tanque. Sala de aula sem iluminação e funcionando como depósito de material de obra. Vaso sanitário solto, caixa de gordura aberta, caixa d’água com risco de desabar, além de micro-ônibus escolares transitando superlotados. “Encontramos até escola sem banheiro, sem cozinha e funcionando.”

A próxima audiência do projeto será quinta-feira (26) no município de Lagoa Nova.

Por Alderi Dantas, 20/03/2015 às 19:55

Saúde de Assu participa de capacitação sobre teste rápido para HIV, sífilis e hepatites

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de DST, Aids e Hepatites Virais, e demais parceiros realizaram desde quarta-feira (18) até esta sexta-feira (20), no Núcleo de Estudo de Saúde Coletiva (Nesc) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, uma capacitação para formação de multiplicadores em teste rápido para diagnóstico do HIV e triagem para sífilis e hepatites virais.

A capacitação foi oferecida a profissionais de saúde dos municípios, na perspectiva de fortalecer o oferecimento do teste na atenção básica, proporcionando o diagnóstico precoce. 40 profissionais foram capacitados durante os três dias.

A secretaria da Saúde da prefeitura do Assu foi representada pela enfermeira Mirna Torres, selecionada de acordo com os critérios estabelecidos no edital de chamamento da referida capacitação.

Por Alderi Dantas, 20/03/2015 às 19:19 -  Foto:ASCOM/SESAP  

19/03/2015

Prefeitos e vereadores do RN lutarão pela prorrogação dos atuais mandatos

A Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN) vai defender durante o 1° Encontro de Prefeitos e Vereadores do RN, a proposta de fim da reeleição e coincidência dos mandatos, com prorrogação dos atuais cargos eletivos, para que o próximo pleito, em 2018, tenha eleição municipal, estadual e nacional. Com isso, os atuais prefeitos e vereadores teriam mais dois anos nos mandatos que exercem atualmente.

O encontro será realizado nesta sexta-feira, 20, a partir das 15h, na Escola de Governo (Natal), onde estarão, além dos prefeitos e vereadores, o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, governador Robinson Faria, e a bancada federal do RN.

A expectativa é a presença de mais de mil participantes no encontro. O governador Robinson Faria abre a programação. Caberá ao ministro uma palestra sobre “Oportunidades para os municípios do RN”. O encontro será marcado ainda pela posse das diretorias da FEMURN e da FECAM/RN.

Por Alderi Dantas, 19/03/2015 às 21:00

Frutilândia e Linda Flor, em Assu, celebram São José

Frulândia, na zona urbana, e Linda Flor, na zona rural, áreas do município do Assú, encerram nesta quinta-feira, dia 19, as festividades dedicadas a São José.

No bairro Frutilândia haverá procissão às 19h e, na sequência, missa celebrada pelo padre Francisco Belarmino Gomes, descida das bandeiras e queima de fogos.

Em Linda Flor, a programação de encerramento começa às 18h30 com procissão seguida de missa, coroação da rainha da festa e a realização do tradicional jantar da festa.

O padre Francisco Canindé dos Santos (foto) que foi o pregador da noite desta quarta-feira, 18, - última noite do novenário da festa – no bairro Frutilândia, foi homenageado ao longo da festa deste ano pela comunidade, visto que ele está completando no próximo dia 29/06, 50 anos de vida sacerdotal.

Por Alderi Dantas, 19/03/2015 às 15:31

Financiamentos de veículos continua em queda

O financiamento de veículos no Brasil somou 398.984 unidades em fevereiro. No entanto, o setor sofreu uma queda de 21% na comparação com igual período do ano passado e ficou em 19,8% em relação a janeiro de 2015.

No Rio Grande do Norte, o recuo em fevereiro foi de 18,7% em relação a fevereiro do ano passado e 23% na comparação com janeiro. Ao todo, foram financiados no Rio Grande do Norte 5.480 veículos, dos quais 2.670 eram novos e 2.810 eram usados.

As montadoras estão com uma ociosidade recorde em função da queda nas vendas  e na produção e a previsão é que mantenham ajustes como demissões e redução de investimentos.

- Única coisa que a indústria não fala é no tocante a redução de preços. Assim, carro no Brasil continuará sendo um dos mais caros do mundo. #VamosDeBike.

Por Alderi Dantas, 19/03/2015 às 06:46

18/03/2015

Fátima Bezerra defende reforma política com ampla participação da sociedade

A senadora Fátima Bezerra (PT- RN) defendeu, em Plenário, nesta quarta-feira (18), uma reforma política democrática, que atenda aos anseios dos principais movimentos sociais. Fátima destacou campanha encabeçada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Ordem dos Advogados do Brasil , em conjunto com diversas entidades da sociedade civil, que já recolheu meio milhão de assinaturas em defesa de um projeto de lei de iniciativa popular para efetivar uma reforma política de qualidade no país.

Entre os principais pontos da chamada reforma política democrática estão o fim das doações de campanha por empresas, eleições proporcionais em dois turnos, proporcionalidade na representação por homens e mulheres e fortalecimento da participação da sociedade em decisões nacionais importantes.

Fátima Bezerra fez questão de deixar claro que o atual sistema político é estruturalmente corrompido pelo poder econômico, que o financiamento empresarial das campanhas eleitorais torna a sociedade política refém de interesses minoritários da sociedade brasileira, enquanto os interesses populares são costumeiramente desprezados.

Por Alderi Dantas, 18/03/2015 às 20:38 -  Foto: Geraldo Magela/Agência Senado 

Dilma Rousseff lança pacote anticorrupção

A presidenta Dilma Roussef lançou oficialmente nesta quarta-feira (18), o pacote anticorrupção enviado pelo governo ao Congresso Nacional. Na ocasião, a chefe do Executivo afirmou que a iniciativa é mais um passo decisivo para ampliar "a capacidade e o poder do Estado brasileiro de prevenir e combater a corrupção" e a impunidade no País. “São essas duas palavras chave: prevenir e combater”, disse Dilma.

As medidas foram elaboradas por cinco ministérios: Ministério da Justiça, Casa Civil, Controladoria-Geral da União, Advocacia-Geral da União e Planejamento, Orçamento e Gestão.

Entre outros pontos, as medidas prevê a tipificação do crime de caixa 2 e a elaboração de um projeto de lei que institui a obrigatoriedade de ficha limpa para todos os servidores públicos dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo.

O pacote também propõe a aprovação por deputados e senadores do Projeto de Lei 5.586 de 2005, que tipifica o crime de enriquecimento ilícito. De acordo com a proposta, possuir, adquirir ou fazer uso de bens incompatíveis com renda ou evolução patrimonial acarretará em pena de três a oito anos de prisão.

Confira AQUI o detalhamento das medidas do pacote anticorrupção.

Por Alderi Dantas, 18/03/2015 às 19:47

Assu participa de feira dos municípios do RN

A prefeitura do Assu através da secretaria de Juventude, Esportes, Eventos e Turismo participa nesta quinta e sexta-feira, dias 19 e 20, da Feira dos Municípios e Produtos Turísticos do RN (Femptur), evento que acontecerá no pavilhão Morton Mariz de Farias, do Centro de Convenções de Natal. A Feira terá estandes comerciais, área institucional, palco para apresentações culturais e mostra de artesanato.

Segundo o secretário Luís Dailson Machado, Assu estará presente mostrando nossas principais tradições: o artesanato e o São João, levando o convite para o público está no mês de junho em Assu.

Paralelo a feira, será sediado o 6º Fórum de Turismo do RN, contando entre outros palestrantes com o presidente do São Paulo Convention & Visitors Bureau, Toni Sando; o consultor, escritor e jornalista de turismo Ricardo Freire; e a ex-presidente da Associação Nacional dos Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, Cláudia Pessoa (também ex-secretária de Turismo de Maceió).

Por Alderi Dantas, 18/03/2015 às 06:59 -  Foto: Magno Marques 

15/03/2015

ARTIGO

Pátria educadora, alfabetize as crianças!

Por *Cláudia Santa Rosa

Conforme dados do IBGE, o índice de brasileiros com 15 anos ou mais que não sabem ler e escrever é de 8,3% em 2013. Já o número de pessoas com 10 anos ou mais que não têm instrução ou estudaram menos de um ano subiu de 15,3 milhões para 16 milhões. No total, 13,04 milhões de pessoas com 15 anos ou mais estão no grupo de analfabetos e 7 milhões deles, mais de 50%, vivem na Região Nordeste.

Na última sexta-feira celebrei 25 anos, servindo à Educação do meu Estado. A esperança de construirmos uma escola pública decente para todas as crianças e jovens, continua tão viva quanto no início da minha trajetória profissional. O desafio de alfabetizarmos todas as crianças permanece posto e as estatísticas denunciam.

Urge que o atual lema do Governo Federal: “Brasil, pátria educadora”, se faça prática. As promessas de “zerar o analfabetismo” eclodem a cada campanha eleitoral, em todas as esferas da federação, mas a realidade pouco se altera com a agilidade necessária. Sem políticas públicas que cuidem da escola, da Educação e da alfabetização das crianças, a gestão pública, ano após ano, nutre uma espécie de “fábrica de analfabetos”, entregues à própria sorte e dependentes dos programas de alfabetização de jovens e adultos.

A cada dia o chão da escola me deixa mais convencida de que dois sérios problemas comprometem o processo de alfabetização das crianças das escolas públicas: primeiro, as lacunas na universalização da educação infantil para as classes menos favorecidas, em quantidade de escolas e qualidade dos projetos pedagógicos, de modo que sejam capazes de, efetivamente, promoverem o processo de alfabetização. Como segundo problema, destaco a falta de formação específica dos professores designados para atuarem como alfabetizadores, em turmas da educação infantil e de 1º, 2º e 3º ano do ensino fundamental. A gestão pública age como se todo professor dominasse as competências necessárias para alfabetizar e letrar crianças, quando sabemos que alfabetizar não é a mesma coisa de dar aulas, de transmitir conteúdos ou mediar aprendizagens como se todas as crianças já soubessem ler e escrever de forma convencional. A falta de políticas que solucionem esses dois problemas produz o analfabetismo, uma chaga na educação brasileira.

Diante desse cenário, torna-se menos importante o debate que eclodiu, no Brasil, nos últimos anos, entre especialistas, sobre a pertinência das propostas de alfabetização orientadas pela teoria construtivista ou conforme o método fônico. Há quem atribua o analfabetismo da população e o fracasso escolar ao fato das escolas utilizarem a teoria construtivista como referencial para os seus projetos pedagógicos. Tal asseveração parece-nos equivocada, considerando que o referencial construtivista e a psicogênese da língua escrita – estudo liderado por Emília Ferreiro, pesquisadora Argentina – continuam distantes da massificação nas escolas brasileira. Para atestar basta que se conheça de perto o que acontece no chão das escolas estatais. Por mais esforçados que sejam os professores, desconheço se houve um tempo em que a maioria conseguiu implementar práticas de alfabetização, guardando tamanha fidedignidade à Teoria Construtivista.

Na verdade, os métodos centrados na silabação e até mesmo o Fônico, em termos práticos, sempre foram majoritários nos fazeres dos professores brasileiros, inclusive de uma parte daqueles que algum dia se considerou construtivista. É verdade, também, que sempre houve uma corrente de estudiosos a defender propostas de alfabetização de crianças que incorporem a função e o sentido social da língua, pressupostos que se aproximam bem mais do referencial construtivista.

Tudo o que se intenciona massificar, desconsiderando a autonomia, o protagonismo e a autoria de pensamento dos que estão nas escolas, é um equívoco. Raros serão os casos em que um único método de ensino atenderá as necessidades de todas as crianças de uma mesma sala de aula, quiçá de um país. Logo, não se respeita a diversidade de uma sala de aula, impondo manuais e desprezando o que há de positivo nos diferentes métodos e perspectivas teóricas. Insistir na idéia de que todas as crianças aprendem do mesmo jeito certamente produz o fracasso que aí está.

Os estudantes da escola pública brasileira carecem de ser imersos na cultura escrita, considerando não ser esta a prática da maioria das famílias. Compreender a função social da escrita é um passo fundamental para fazerem a relação entre letras e sons, portanto, alfabetizar-se. O processo de alfabetização se dá a partir da atividade de pensar sobre o que se deseja comunicar e sobre como fazê-lo, através da escrita. Essas atividades devem ser sempre planejadas e mediadas pelo professor, a partir de uma intencionalidade pedagógica.

Se quisermos avançar nos nossos indicadores educacionais, alfabetizemos as crianças!


*Professora, especialista em Psicopedagogia, Mestre e Doutora em Educação. Diretora Executiva do Instituto de Desenvolvimento da Educação (IDE) e Coordenadora do “Esquina do Conhecimento, projeto pedagógico da Escola Estadual Manoel Dantas. É articulista de temas relativos à Educação e no ano de 2014 passou a publicar, também, minicontos de amor, crônicas e poemas que são tentativas de incursão pelo universo do texto literário. (educadora@claudiasantarosa.com)

- Artigo publicado em blog de Marcelo Abdon, em 15 de março de 2015. Disponível em  http://www.marceloabdon.com.br/default.asp?view=plink&id=45918 

14/03/2015

Bloco de notas


Publicado aos Sábados

Sua comunicação. Nosso negócio

A forma como nos comunicamos e geramos vendas mudou radicalmente. Portanto, se a sua marca e seus produtos não estão na web, provavelmente, você não existirá na mente do consumidor.

Desta forma, deixo 4 bons motivos para você pensar em construir o planejamento digital da sua empresa.

1. SEU PÚBLICO JÁ ESTÁ LÁ

Não importa o tipo do seu negócio. Seu público está na internet e ansioso querendo criar relacionamentos sustentáveis com empresas sérias e comprometidas.

2. EVITE ERROS E ACHISMOS

Você não acha nada. Como empresário você deve saber exatamente se suas estratégias estão sendo bem executadas.

3. SAIBA O QUE REALMENTE VOCÊ QUER CONQUISTAR

Planejamento bem feito traça objetivos primários e secundários. Apresenta indicadores e metas a serem cumpridas.

4. MONITORE O MERCADO E SEUS CONCORRENTES

Não pense apenas que você deve olhar para dentro da sua empresa. Saiba como seus concorrentes estão posicionados, crie estratégias e monitore cada uma.

– Ficou interessado em construir o planejamento digital da sua empresa? Ótimo, temos o maior prazer em compartilhar ideias e resultados. Dialogue com a AD Comunicação Integrada: 84 9919 4360 (Alderi Dantas).

14 de março

No #DiaNacionalDaPoesia ofereço a poética do assuense Palmério Filho, patrono da cadeira nº 1 da Academia Assuense de Letras, a ser ocupada pelo titular deste blog.

Ser pobre é ter a honra exposta ao corte

Da calúnia mais torpe e venenosa

Viver sem ter direito – ó dolorosa

Lei!... de amar quem na vida lhe conforte.



Ser pobre é navegar sem luz, sem norte,

No negro mar da vida procelosa...

E ser humilde escravo da orgulhosa

Nobreza vã, que se presume forte!



Ser pobre é andar no mundo segregado

Dos festins da opulência, onde professa

E tem assento o rico, o potentado...

Para o pobre reserva a dúbia sorte

Um doce lenitivo, uma promessa:

- A esperança de um céu... depois da morte!


Palmério Filho nasceu a 25 de abril de 1874 na cidade do Assu, era uma vocação jornalística. Sem nunca ter saído de sua cidade natal, sem nunca ter conhecido a imensidão azul do oceano, fez-se um dos mais primorosos jornalistas provincianos daqueles tempos. Manteve vários jornais em Assu. Em 1897 publicou “A Semana” e em 1901, “A cidade” que circulou durante quase trinta anos. Faleceu no dia 11 de abril de 1958.

O gol é seu, o gol é meu, o gol é nosso (XVII)

- Transcrevo texto da amiga jornalista Luciana Araújo, publicado nesta sexta-feira, 13, diante dos manifestos espalhados pelo nosso Brasil. Aconselho a leitura a todos, especialmente aos amigos que pensam diferente de mim politicamente.

"Votei em Dilma e no ‘PT junto’ nos dois turnos das eleições de outubro. Não me arrependo da escolha, apertaria o 13 novamente, sem dor na consciência, se o pleito ocorresse hoje.

Votar no PT ou em qualquer outro partido não significa ter que gostar de tudo ou calar diante das discordâncias. Aliás, a própria Dilma defendeu e defende a liberdade de expressão, de manifestação. Defesa exposta não só com frases de efeito e discurso bem produzido, mas com tortura, dor e sofrimento.

E é por defender a liberdade de expressão que acho legítimas todas as manifestações, desde que pautadas no bom senso. Mas é aqui que a ‘coisa’ fica complicada, falta coerência.

Aos que se manifestarão no próximo domingo, 15, ‘pedindo’ o impeachment de Dilma, eu faço um convite à reflexão. Independente da escolha política feita nos dias 7 e 26 de outubro passado, será que vocês ainda não perceberam que ao ‘solicitar’ o impeachment de uma presidenta eleita democraticamente pela população brasileira, que não tem o seu nome envolvido em casos de corrupção (mesmo quem só assiste a Globo e lê a Veja sabe disso) vocês estão desconsiderando também o seu direito de escolha. É como se, através do pedido de impeachment vocês afirmassem que “a partir de agora, os golpistas podem se sentir à vontade para tornar ilegítima toda e qualquer decisão tomada por maioria”. Antes de irem às ruas por esse propósito pensem se querem mesmo os seus nomes incluídos em um ‘abaixo-assinado antidemocrático’.

Acho válido e necessário que as pessoas protestem contra tudo aquilo que ferem seus direitos. Além de uma maneira de tentar mudar as coisas, esse ‘grito’ é mais uma forma de exercício da democracia.

Como muitos têm manifestado, eu também fiquei descontente, diria até triste mesmo, com algumas das mudanças adotadas em relação aos direitos dos trabalhadores e acho importante que a classe da qual faço parte manifeste a sua insatisfação diante disso. Porém, não considero que os trabalhadores estivessem comemorando conquistas, caso o resultado das eleições passadas fosse outro.

Concordo que o aumento no preço da gasolina encarece uma série de outros produtos e serviços necessários a ricos e pobres e que ele desagrada sim, é inegável. Eu NÃO acho legal a palavra aumento, a não ser quando é usada para se referir ao salário do trabalhador, à quantidade de refeições a que crianças e adultos têm direito por dia, ao percentual de famílias que realizou o sonho da casa própria, ao índice de pessoas que ingressou no ensino superior e agora pode acreditar que será o que bem desejar. Exceções essas ocorridas durante o governo do PT.

Mas mesmo que tudo isso seja ignorado, gostaria que as pessoas pensassem bem antes de escolher a data de irem às ruas e as razões que lhes conduzirão.

Eu escolho protestar hoje e a razão que move nesse dia 13 é uma só, a defesa da democracia. Infelizmente, não poderei participar da mobilização que ocorrerá às 15h. Estarei trabalhando nesse horário. Mas, como forma de apoio, vestirei vermelho. Hoje o meu vermelho não é cor de partido, nem de candidato. Hoje o meu vermelho é uma cor democrática.

Meu abaixo-assinado é em favor da DEMOCRACIA."
Luciana Araújo

‪#‎DeVermelhoViveUmCoração
‪#‎PelaDemocracia

Novo cardápio

Dentro da proposta de melhoria do serviço oferecido à população, os Restaurantes Populares terão novo cardápio a partir do próximo mês. A unificação do cardápio foi elaborada de acordo com o contrato firmado com as empresas e seguindo as necessidades nutricionais diárias de um trabalhador. De acordo com a subcoordenadora de Apoio Nutricional, da Secretaria de Assistência Social (Sethas-RN), Magaly Nunes, foram feitas modificações como a retirada do steak de frango e do hambúrguer.

No Rio Grande do Norte existem 24 Restaurantes Populares em 20 municípios, sendo três em Natal. Diariamente são servidas cerca de 19.500 refeições.

Energia
Para estimular o uso racional de energia elétrica nas empresas, o Sebrae RN lança na próxima segunda-feira (16), o Programa de Eficiência Energética Ligado na Economia para difundir as boas práticas e evitar desperdício entre 2,1 mil pequenas empresas do Rio Grande do Norte, devido à ineficiência de equipamentos.

RETWEETANDO

“Acho cara de pau motorista que para o carro no meio da rua, como se fosse dono do pedaço, e sinaliza como se dissesse: aluguei a rua, espere.”, por Gustavo Farache‏@GustavoFarache

– “História do Brasil: 15/03/1967 - Posse do Ditador Costa e Silva;15/03/1974 - Posse do Ditador Geisel; 15/03/79, posse do Ditador Figueiredo.”, por Mineiro13‏@mineiropt13

“Perdoe seu inimigo, mas não esqueça: ele NÃO é seu amigo, e sempre vai armar alguma.”, por Paulo Coelho

Concursados

Os aprovados no primeiro concurso público da história da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte feito em 2013 receberam a notícia na última quinta-feira, 12, que a instituição deve começar a convocar a partir de maio.

Mas, a presidência da Casa ainda fala em um estudo financeiro e orçamentário para definir a questão..

A QUEM INTERESSAR POSSA

...de autor desconhecido: ” Uns tem preço. Outros valores.” 

Por Alderi Dantas, 14/03/2015 às 21:00

11/03/2015

UERN lança edital com oferta de 139 vagas para professores substitutos

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) através da Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE) divulga a abertura de inscrições para o Processo de Seleção Simplificada para professor(a) substituto(a) do semestre letivo 2015.1.

São ofertadas 139 vagas distribuídas em todos os Campi da UERN. As inscrições devem ser feitas nos dias 12, 13, 16, 17 e 18 de março de 2015, das 7h às 12h. (Os locais onde ocorrerão todas as etapas da seleção podem ser consultados no edital).

Para se inscrever, o(a) candidato(a) deverá efetuar o pagamento de uma taxa de inscrição no valor de R$ 80,00.

O sorteio do tema para a prova didática ocorrerá na presença dos candidatos no dia 19 de março, às 8h nos respectivos locais, de acordo com as áreas de atuação. A prova didática ocorrerá no dia 20 de março. O resultado final da seleção será divulgado até o dia 25/03/2015.

O edital pode ser visto AQUI.

Por Alderi Dantas, 11/03/2015 às 21:04

Casas dos idosos de Assu abrem atividades de 2015

A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação da prefeitura do Assu reuniu nesta quarta-feira, 11, os idosos assistidos pelas unidades do município como modo de acolher a todos para o início das atividades do ano de 2015. O evento ocorrido na sede da secretaria contou com poesia e um café da manhã animado por um bom forró pé de serra.

A secretaria já havia, no entanto, promovido neste ano - mesmo antes do início das atividades -, o carnaval da “Vai Idade”, no mês de fevereiro.

A Casa do Idoso é um espaço dedicado à acolhida de pessoas acima dos 60 anos de idade. No espaço, ocorrem atividades gratuitas nas áreas da assistência social, educação, esportes, recreação, lazer e cultura. Os idosos recebem ainda refeições com cardápio orientado por uma nutricionista.

A prefeitura do Assu disponibiliza à população 3 unidades de casas dos idosos, localizadas nos bairros Bela Vista, Dom Eliseu e Vertentes.

No momento ocorrido na manhã desta quarta-feira, a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Delkiza Cavalcante, reforçou o propósito de ampliar as atividades e destacou que, como sempre, as casas dos idosos continuarão como um espaço de acolhida humanitária e de realização de atividades que proporcionem uma melhor qualidade de vida para os participantes. “A intenção é que nossos idosos tenham um serviço realmente útil e que os idosos se sintam felizes e valorizados”, explicou.




Por Alderi Dantas, 11/03/2015 às 14:09 -  Fotos: Dedé Ramalho 

Governo publica MP com correção escalonada da tabela do IR

A presidente Dilma Rousseff editou a Medida Provisória 670 para aplicar uma correção escalonada na tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física, conforme acordo fechado na terça-feira, 10, entre o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). A MP substitui a proposta vetada pela presidente Dilma Rousseff de uma correção linear de 6,5%.

Segundo o texto, a partir de abril serão aplicadas quatro faixas de reajuste de acordo com a faixa de renda do contribuinte: 6,5%, 6%, 5% e 4,5%. Com isso, contribuintes com renda mensal de até 1.903,98 ficarão isentos do recolhimento do tributo. Aqueles com renda entre 1.903,99 e 2.826,65 serão taxados a uma alíquota de 7,5%; os que ganham entre 2.826,66 e 3.751,05 serão taxados a uma alíquota de 15%; para quem recebe entre R$ 3.751,06 e 4.664,68, a cobrança será de 22,5%; para os contribuintes com renda superior a R$ 4.664,68, a alíquota será cheia, de 27,5%.

O impacto fiscal da medida será de R$ 6 bilhões em um ano, contado a partir de 2 de abril próximo, mas o governo já pensa em como buscar uma forma de acomodar essa redução na arrecadação.

Por Alderi Dantas, 11/03/2015 às 13:29

10/03/2015

Assu: beneficiários do Bolsa Família com dados desatualizados devem fazer recadastramento

A atualização cadastral das famílias inscritas no Programa Bolsa Família que não realizou o recadastramento nos últimos dois anos termina no próximo dia 20 e quem não proceder essa atualização pode perder o benefício. Em Assu, aproximadamente 11 mil famílias estão cadastradas no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) sendo que de acordo com o último boletim da coordenação 6.099 são beneficiárias do Programa Bolsa Família. No entanto, é importante frisar que só precisam procurar a gestão municipal do programa aquelas pessoas que não atualizaram as informações nos últimos dois anos.

A secretaria de Desenvolvimento Social e Habilitação da prefeitura do Assu, informa que alguns benefícios já foram bloqueados nos meses de fevereiro e março deste ano por falta de atualização. Desta forma, os cadastros que não forem atualizados terão como consequência o cancelamento do benefício já no mês de abril.

Para evitar portanto que essas famílias percam o direito ao benefício, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Assu vem atendendo durante esta semana no horário das 7h às 13h. Porém, um mutirão está programado para a próxima semana, de 16 a 20, com funcionamento das 7h às 12h e das 14h às 17h, visando atender todos os beneficiários que não atualizaram seus dados nos últimos 2 (dois) anos e precisa proceder o recadastramento.

Por Alderi Dantas, 10/03/2015 às 15:12

RN registra 262 crimes violentos no meses de janeiro e fevereiro

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed), apresentou nesta terça-feira (10), o Relatório Info-Estatístico Analítico de Ocorrências e Ações do Rio Grande do Norte referente ao mês de fevereiro de 2015. A secretária da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, tem se empenhado para garantir resultados positivos em relação ao combate à criminalidade, porém ainda falta muito para melhorar a segurança pública no Rio Grande do Norte.

Os números apresentados mostram que, pelo segundo mês consecutivo, o policiamento ostensivo nas ruas conseguiu reduzir os índices de furtos, roubos e lesões corporais, bem como o número de crimes violentos letais intencionais (CVLI), quando comparados com o mesmo período do ano passado e também quando comparados com o mês de janeiro de 2015.

No entanto, se levarmos em consideração por exemplo o acumulado no tocante aos crimes violentos nos dois primeiros meses em contrapartida ao mesmo período do ano passado, a redução é de 7,09%. Nesses dois meses foram registrados 262 crimes, enquanto que janeiro e fevereiro de 2014 somavam 282 mortes. Comemorar o quê então?

Por Alderi Dantas, 10/03/2015 às 14:59

09/03/2015

Sebrae abre inscrições para cargo de nível médio

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Rio Grande do Norte (Sebrae/RN) está com inscrições abertas para contratação de profissionais de nível médio. As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira (13). Mas para assumir a vaga, em caso de aprovação, o candidato terá de comprovar experiência de, no mínimo, seis meses de atuação nas atividades financeira, administrativa e pessoal.

São cinco vagas para o cargo de Assistente I, na área de administração para lotação em Natal. O salário é de R$ 1.749,45. Mas são oferecidos benefícios, como Plano de Previdência Privada, Vale alimentação, Seguro de Vida em Grupo, Assistência Médico-Hospitalar e Odontológica.

O processo seletivo está sendo organizado pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern). As inscrições podem ser realizadas até o dia 13 deste mês, no site: www.funcern.br, clicando no módulo ‘Concursos’. A taxa é de R$ 50,00 e deve ser paga no mesmo período de inscrições. As provas serão aplicadas no dia 29 de março, das 8h às 12h.

Por Alderi Dantas, 09/03/2015 às 21:12

Emparn registra chuva em 95 municípios do RN

No fim de semana choveu em 95 dos 167 municípios potiguares, sendo que o maior índice pluviométrico ocorreu em Parnamirim, na Região Metropolitana de Natal onde choveu 118,3 milímetros entre a sexta-feira e o amanhecer da segunda-feira (9), período monitorado pela Emparn. Já no litoral norte, choveu 92,0 mm em Maxaranguape e 76,2 mm em Baia Formosa, no litoral sul.

Também choveu bem na região Oeste: Caraúbas, 78,0 mm; Martins, 77,0 mm e Campo Grande, 71,9 mm. Na região do Seridó, o maior volume de chuvas – 37,7 mm, ocorreu em São José do Seridó e em Cruzeta, 29,7 mm.

Embora tenha chovido menos em Parelhas – 19 milímetros, na barragem do Boqueirão, situada naquele município, e que é um dos reservatórios com capacidade volumétrica acima de 5 milhões de metros cúbicos monitorados pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), a lâmina d’água subiu 43,5 centímetros.

Na microregião do Vale do Açu as maiores chuvas do final de semana foram em Itajá 37.7 mm, São Rafael 28,5 mm, Ipanguaçu 18,4 mm e Pendências, 17, 4mm.

Por Alderi Dantas, 10/03/2015 às 20:46

Secretaria de Desenvolvimento Social do Assú celebra o Dia Internacional da Mulher

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher – comemorado mundialmente no dia 8 de março -, a secretaria de Desenvolvimento social da prefeitura do Assú transmitiu seu abraço fraterno e sua admiração, principalmente àquelas que fazem parte da história do nosso município, promovendo, cada uma do seu jeito, o desenvolvimento econômico e social do Assú.

A mensagem ressaltou que mais do que uma comemoração, a data é momento de discutir o papel da mulher na sociedade atual e para isso ela conta com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação do Assú, seja por meio dos CRAS, Creas, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos ou dos cursos de capacitação para o mercado de trabalho por meio do Pronatec-Mulheres Mil.

Nesta segunda-feira, 09, a secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação do Assú deu continuidade a programação recepcionando as mulheres da equipe de trabalho e o público feminino em geral que passaram durante a manhã na sede da secretaria na busca dos serviços do município com um café da manhã.

Na sequência, o Núcleo de Atenção à Mulher e ao Idoso (Nami) ministrou a palestra “Lei Maria da Penha e as Formas de Violência contra a Mulher”, com o objetivo de provocar a reflexão e o engajamento da sociedade na questão.

A programação contou ainda com música e a participação das marcas Mary Kay, Sirana Cabeleireira e o Senac, fazendo maquiagem e dando dicas sobre os cuidados com a pele e serviços de unhas e cabelos.

A secretária Delkiza Cavalcante lembrou a importância das mulheres no cotidiano social e sua participação na vida econômica e o caráter justo das homenagens às mulheres nesta data. Mas, ressaltou que não basta apenas dedicar-lhe cartões, flores ou presentes, a mulher merece principalmente respeito diariamente.















Por Alderi Dantas, 09/03/2015 às 13:53

08/03/2015

ARTIGO

UM PAÍS DE LARÁPIOS?

Por Públio JoséJornalista

Já se disse muita coisa acerca do Brasil – tanto por aqui como por aí afora. País do futuro, nação em desenvolvimento, país emergente, futura potência mundial, etc, etc. Lamentavelmente, tudo isso está ficando para trás. Ultimamente, por aqui, o que se percebe em expansão é o pessimismo em galope solto tomando conta dos corações e mentes dos brasileiros – diante de uma repetitiva e dolorosa rotina. É lamentável, não resta dúvida, o que vem ocorrendo no e com o Brasil. Tendo o escândalo da Petrobrás como carro chefe, outros exemplos de mau caratismo se avolumam, atingindo todos os poderes. O Executivo, há muito tempo, deixou de ser levado à sério; pelo Judiciário ninguém mais põe a mão no fogo; e o Legislativo se transformou em casa mal assombrada pelos sucessivos exemplos de práticas condenáveis. Agora, da Petrobrás, emerge um nauseante mar de lama.

À medida que o tempo passa mais se cristaliza nas pessoas a inclinação de que não há vantagem nenhuma em permanecer por estas latitudes numa posição de honestidade. E muito menos no cultivo de um caráter reto, firme, voltado para a defesa de valores e princípios que norteiem o bom proceder. A realidade que se vê, por onde se anda, é a presunção, assumida de forma acintosa, na grande maioria das pessoas, de que o negócio é levar vantagem – não importam os meios, os instrumentos, as condições. Haverá exceções? É a grande esperança que nos resta. De que um remanescente, mesmo que uma diminuta semente brasileira, segure, mantenha, preserve a bandeira da dignidade, da moralidade, da honestidade, da nobreza de caráter, enfim. E de onde virá tal contingente? De qual extrato social surgirão esses defensores da implantação de novos hábitos, de novas práticas, de novos costumes?

Olhando-se hoje para os Olimpos nacionais, onde vicejam e transitam o que se convencionou denominar de lideranças, a coisa está feia. Pois é das tais lideranças – quer sejam políticas, governamentais, empresariais, judiciais, policiais e mais outros ais que não me lembro agora – de onde surgem e prosperam os piores exemplos de corrução, indignidade, desfaçatez, desonestidade, hipocrisia, roubo e outros “predicados” semelhantes. Aí está, portanto, o grande dilema nacional: para quem olhar, a quem recorrer. Pois em qualquer ajuntamento civilizado, nos momentos das piores crises, sempre há que se buscar exemplos em pessoas que exalem confiança, que transmitam dignidade, que impregnem o ambiente nacional com o halo de sua sabedoria, com a firmeza de seu caráter. Agora me responda sinceramente: no Brasil atual em quem nos mirar? Há quem seguir? Há quem ouvir? Em quem confiar?

Na qualidade de brasileiro, me vejo assim em situação bastante desvantajosa em relação a habitantes de outros países. Não que, com isso, eu queira dizer que tudo lá fora é bom e que por aqui nada presta. Não é isso. Mas vejo, por exemplo, o caso de um Primeiro Ministro inglês renunciar ao cargo em função de medidas, por ele adotadas, em desacordo com o povo, relacionadas à guerra do Iraque. Já por aqui... Por aqui o Presidente do Senado Federal, flagrado em convivência escandalosa com a tesouraria de uma empreiteira, permanece ancorado na sua cadeira por conta de uma vergonhosa operação de blindagem executada pela maioria de seus pares. Será que terei de concluir, então, que brasileiro é brasileiro e que inglês é inglês, espécimes, portanto, de origens e escopos diferentes? Recuso-me a aceitar isso. Prefiro sonhar com um horizonte diferente. Será que me darão, pelo menos, direito a isso?

Postado em 08/03/2015 às 21:00

07/03/2015

Bloco de notas


Publicado aos Sábados

Sua comunicação. Nosso negócio

Kotler, et al, em uma de suas mais recentes obras, cunhou o termo 'Marketing 3.0'. Mas, para chegar a esse conceito, Kotler fala do 'Marketing 1.0' que foi a era dos produtos, cujo objetivo era padronizar e servir ao mercado de massa, ganhando em escala. O modelo da Ford foi um grande ícone dessa era. O 'Marketing 2.0' surgiu com o advento da tecnologia e informação, e o foco centrado no cliente. O termo 'mercado alvo' ganhou importância fundamental, e o 'posicionamento' virou a palavra da moda.

Estaríamos, segundo os autores, vivendo neste momento o 'Marketing 3.0', uma era voltada para os valores, em que os seres humanos são tratados como pessoas integrais e plenas, com mente, coração e espírito. Nessa era o enfoque deve buscar o bem estar e a felicidade dos indivíduos, o bem coletivo, a sustentabilidade da sociedade e do planeta. Para Kotler e seus colegas, inauguramos a era do marketing do espírito humano.

– Ficou interessado em colocar a sua empresa na era do Marketing 3.0? Ótimo, temos o maior prazer em compartilhar ideias e resultados. Dialogue com a AD Comunicação Integrada: 84 9919 4360 (Alderi Dantas).

Turismo

Ao participar do lançamento da Feira de Municípios e Produtos Turísticos do Rio Grande do Norte - 1ª FEMPTUR e do 6º Forum de Turismo do RN, nesta sexta-feira, 06, o governador Robinson Faria ressaltou a valorização da atividade turística e a importância de promover o turismo interno. Os dois eventos acontecem dias 19 e 20 deste mês no Centro de Convenções de Natal.

“Vamos estimular o turismo interno, incentivar que o norte-rio-grandense visite e conheça cidades do Estado que têm atrativos no turismo religioso, na gastronomia, nas tradições culturais e históricas. Não vamos ficar apenas com o turismo de praia. Temos muitas opções”, afirmou o governador lembrando as festas religiosas, as regiões serranas e aspectos históricos espalhados pelo interior do RN.

Vamos acreditar. Do contrário, vamos cobrar...

O gol é seu, o gol é meu, o gol é nosso (XVI)

– Transcrevo texto de Allan Simon, publicado no espaço Cidadania do jornal GGN (http://jornalggn.com.br/):

Mais uma vez, tenho que ressaltar nesta data que 8 de março é um dia de reflexão, e não de comemoração. O Dia Internacional da Mulher tem como função principal renovar em cada um de nós, seres humanos, a cada ano, a força para lutar contra uma mentalidade conservadora, machista e retrógrada que tenta isolar e impedir o crescimento das mulheres.

De nada adiantarão as flores e as caixas de bombom distribuídas neste dia 8 de março, a não ser para agradar por algum instante aquelas que serão presenteadas. Um mimo, um presente, isso tudo é legal, mas seria em qualquer outro dos 364 dias. Mas acho que o melhor e maior presente que podemos dar é outro.

É lutar e fazer com que alguns desejos se realizem a partir de agora: Que possamos não dar atenção às bocas que disparam maldades contra elas. Que se convertam em algo minimamente inteligente os cérebros que ainda concebem a imagem feminina como o "sexo frágil". Que sejam condenados moralmente todos aqueles que insistem em dizer que a mulher é culpada pelo assédio e agressões que sofrem.

Que já neste próximo ano, até 8 de março de 2016, nós possamos evoluir um pouco mais. Que menos vozes recheadas de ódio sejam ouvidas. Que menos dedos carregados de julgamentos preconceituosos sejam apontados. Que mais amor e RESPEITO possam dar o tom em mais uma temporada de luta pelos direitos iguais.

Mais direito de escolha, mais poder sobre o próprio destino, mais espaço no mercado de trabalho, mais igualdade na distribuição de salários. Menos violência doméstica, menos ataques, menos estupros, menos gente ditando o que se deve ou não fazer, vestir, como se comportar.

Ainda sonho com o dia em que 8 de março será um verdadeiro Dia da Independência. Assim seja.

– Por todo respeito e independência, deixo as mulheres a palavra de que esse GOOOLLL não é apenas seu, esse GOOOLLL é meu, esse GOOOLLL é nosso. Portanto, contem nesta luta com nós e com nosso blog.

Lava Jato

Escrevo este bloco de notas pensando na lista da lava jato. Presidentes da Câmara Federal e do Senado, considerável bancada do PP, membros do PT, PMDB etc, etc, etc. Há uma turma da oposição raivosa que ainda fala que a lista é do governo e do PT, soando tão insanos quanto aqueles que insistiam que o vestido só poderia ter uma cor. Claro que lá estão nomes do PT. Mas daí a ser um escândalo do PT é maquiar demais a realidade.

Mas, deixando de lado nomes e partidos, para mim, a marca da lista, é que ela reafirma o quão sistêmica é a corrupção no Brasil. É evidente que sigo defendendo que todos só serão culpados após serem investigados.

Mas não restam dúvidas que precisamos de alternativas aos financiamentos privados e milionários de campanha, além do combate à corrupção e punição dos envolvidos. Ou seja, alternativas que façam a rotina de escândalos de corrupção deixar de ser rotina e transforme a política nacional.

Zuenir Ventura toma posse na ABL

O jornalista e escritor Zuenir Ventura ocupou oficialmente a cadeira de número 32 da Academia Brasileira de Letras (ABL), em cerimônia de posse, na última sexta-feira (06/03). Segundo informações do G1, o autor de best sellers como “1968 – O ano que não terminou” estava emocionado e admitiu estar “alegre e tenso” ao chegar à ABL.

Aos 83 anos, Zuenir ocupou o lugar do escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, a quem o novo ocupante prestou homenagem em seu discurso. "Fazer um discurso sobre Ariano Suassuna é muito difícil. Fiz uma homenagem modesta, imperfeita e incompleta". O jornalista acrescentou ainda que Suassuna "é insubstituível, insuperável, eu vou apenas sucedê-lo".

Vestido com a tradicional vestimenta destinada aos imortais, Zuenir destacou que o “peso simbólico da farda é muito maior que o real” e que o “principal peso é entender essa imortalidade”.

O jornalista foi declarado empossado pelo presidente da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, que destacou que a entidade "se enriquece com a presença de um observador arguto da contemporaneidade brasileira". 

Cidadão Nota 10

O Governo do Estado, através da Secretaria do Estado da Tributação (SET), está retomando os trabalhos para a volta da campanha Cidadão Nota 10, que tem como objetivos combater a sonegação fiscal, estimular o hábito de exigir a nota ou cupom fiscal pela compra de mercadorias ou tomada de serviços e financiar instituições assistenciais.

A previsão é de que o programa volte a funcionar normalmente até setembro.


RETWEETANDO

“Eu quero a lista do HSBC! Essa é digna de uma convocacao de Copa do Mundo. Haja Pelé.”, por Ailton Medeiros ‏@blogdoailton

“É preciso ter muita perseverança e Fé para ser brasileiro diante de tanta safadeza e falcatrua.”, por Gustavo Farache ‏@GustavoFarache

“Houve época em que o país parava p/acompanhar a lista de jogadores convocados p/a seleção brasileria. Hoje a lista é de outra "seleção" #MPF.”, por André Trigueiro‏@andretrig

Visita técnica

A secretária adjunta de Educação do RN, professora Socorro Batista, visitou nesta semana, a 11ª Diretoria Regional da Educação e da Cultura, em Assu, para uma reunião com a equipe técnica e pedagógica. Com auxílio de técnicos das subcoordenadorias de Ensino Fundamental e Ensino Médio e do programa Mais Educação, a secretária adjunta trouxe informações sobre a nova gestão da Educação do RN.

Colhendo as opiniões dos educadores, a secretária adjunta tomou conhecimento das demandas e sugestões para a construção de políticas educacionais para o estado. A coordenadora regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte), Inês Almeida, e, o diretor da 11ª Direc, Raimundo Inácio Filho (foto), acompanharam a visita.

A QUEM INTERESSAR POSSA

... de Cora Coralina: “Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende.”

Por Alderi Dantas, 07/03/2015 às 21:00